Matt Skiba sobre não comer carne: “Imaginei que eu estava comendo meu gato”

“Acho que ignorância é uma bênção para muitas pessoas” (Fotos: Getty/Unparalleled Suffering)

Fundador da banda de punk rock Alkaline Trio, além de guitarrista e vocalista da banda Blink 182 desde 2015, Matt Skiba deixou de comer carne no início da fase adulta, assim que deixou a casa dos pais. Um dia, ele estava fazendo uma refeição e notou os olhos do seu companheiro felino em sua direção.

“Imaginei que eu estava comendo meu gato”

“Imaginei que eu estava comendo meu gato e, de repente, não pareceu tão bom pra mim. Foi uma reação instintiva não querer carne dentro de mim. Isso é parte de quem sou. Foi uma decisão pessoal e natural”, informou em entrevista a Liz Miller, do Veg News, publicada em 22 de fevereiro de 2010.

Skiba não teve trabalho em levar muitos amigos para o mesmo caminho. Na realidade, ele não precisou dizer nada para motivá-los a não consumir alimentos de origem animal. Sua estratégia sempre foi levá-los para comer em restaurantes que oferecem opções para vegetarianos e veganos, mostrando que alternativas sem crueldade animal não faltam.

“Acho que ignorância é uma bênção para muitas pessoas”

“Se eu não tivesse dito a eles que o sanduíche de ‘frango’ que eles estavam comendo era na realidade vegetariano, eles nunca saberiam, e tinha o gosto mais fresco e melhor do que o de qualquer frango. Há muita comida de boa qualidade lá fora e isso fala por si só”, acrescentou o guitarrista e vocalista.

Segundo Matt Skiba, não é porque as pessoas comem carne que elas são más ou desgostam de animais. Para o músico, o problema é a ausência de uma “conexão entre as coisas”, de reconhecer as implicações da exploração animal. “Acho que ignorância é uma bênção para muitas pessoas”, declarou.

Matt Skiba não come carne desde 1995

De acordo com Skiba, muita gente consome comida vegetariana sem saber, sem vê-la como comida vegetariana; e isso é a maior prova de que o vegetarianismo e o veganismo não estão realmente distantes de ninguém.

“Perdi o gosto pela carne. Não como carne há 17 anos [desde 1995]. Lembro que olhei para o meu gato e pensei: ‘Cara, não posso comê-lo. Que diferença faria se fosse um gato pequeno ou uma vaca?’ E ocorreu-me que tudo está conectado e que eu não poderia mais contribuir com isso [a exploração animal]”, enfatizou em entrevista ao Cool Try, da Austrália, publicada em 26 de junho de 2012.

Saiba Mais

Matt Skiba nasceu em McHenry, Illinois, em 24 de fevereiro de 1976. Ele fundou o Alkaline Trio em 1996.

Entre os anos de 1998 e 2013, Skiba lançou os álbuns “Goddamnit”, “Maybe I’ll Catch Fire”, “From Here to Infirmary”, “Good Morning”, “Crimson”, “Agony & Irony”, “This Addiction” e “My Shame Is True” com o Alkaline Trio.

Com o Blink 182, ele gravou o álbum “California”, de 2016, e “Nine”, de 2019.

(Fotos: Andrew Skowron/Getty)
Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *