Contra testes em animais, animação é premiada no Cannes Lions Festival

No mês passado, a animação contra testes em animais “Save Ralph”, da Humane Society International (HSI), que ganhou a versão em português “Salve O Ralph”, foi premiada com o Grand Prix no Cannes Lions Festival, evento realizado desde 1953 que é considerado o maior festival de criatividade do mundo.

A animação que viralizou em 2021, quando atingiu mais de 150 milhões de visualizações em abril, foi premiada por promover de forma criativa a importância de uma mudança que ajude a tornar o mundo um lugar melhor. Em abril, o curta ganhou um prêmio no 26º Webby Awards, da Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais, como melhor vídeo de utilidade pública/ativismo.

A HSI diz que a animação que tem um coelho mutilado como protagonista tem influenciado governos a reconhecerem a importância de colocar um fim aos testes em animais na indústria cosmética. Hoje, 40 países já não permitem a prática. No Brasil, a proibição se aplica a dez estados.

A versão brasileira disponível no YouTube com o título “Salve o Ralph” conta com dublagem do ator Rodrigo Santoro. Já a versão em inglês traz atores como Zac Efron, Taika Waititi, Ricky Gervais e Olivia Munn.

“Pra mim, foi uma honra contribuir com uma causa tão importante”, declarou Santoro em comunicado da Humane Society.

O filme mostra as consequências dos testes em animais ao apresentar um protagonista vítima da prática e que tem as orelhas mutiladas, está cego de um olho e surdo de um ouvido.

“Os animais em laboratórios de testes cosméticos não têm escolha e é nossa responsabilidade fazer algo a respeito. Quando surgiu a oportunidade de criar uma nova campanha para a Humane Society International, senti que o stop motion era a maneira perfeita de transmitir a mensagem”, disse o diretor Spencer Susser.

“Quando você vê a horrível realidade de como os animais são tratados, não consegue evitar de desviar o olhar. O que eu esperava fazer com este filme era criar algo que transmitisse uma mensagem sem ser muito pesado.”

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma doação à Vegazeta.
Sua contribuição é importante para o nosso trabalho.