Cooperativa alemã investe em proteína sustentável de algas

Falafel com proteína de algas (Foto: Martin Rettenberger/Shutterstock)

Em julho, a Alemanha, maior produtora de spirulina da Europa, inaugurou uma cooperativa voltada à produção sustentável de proteína de algas.

A Cooperativa Alemã de Algas (DAG) tem como prioridade uma produção dedicada à economia de recursos ambientais, já que o cultivo de algas não demanda áreas agrícolas, assim não favorecendo o desmatamento.

O foco da cooperativa é oferecer alternativas à proteína animal. “Nos próximos anos, teremos de enfrentar o desafio de alimentar uma crescente população humana com uma dieta saudável, ao mesmo tempo em que lidamos com questões ambientais e climáticas. Nossa solução futura para isso são as algas”, afirma o diretor da DAG, Uwe Wilms.

Ele acrescenta que além das algas serem ricas em proteínas, são alimentos com um alto teor de ferro e vitamina K. “Além da aplicação na nutrição humana, os ingredientes também são usados em rações e cosméticos. Atualmente, muitos fabricantes importam suas algas do exterior, em particular do leste asiático. A DAG está criando uma alternativa regional com alto padrão de qualidade e transparência”, sustenta Wilms.

A cooperativa deve oferecer desde opções a granel a serem usados como ingredientes pela indústria alimentícia até produtos já destinados ao consumidor final.

Algas são muito bem digeridas por humanos

Segundo a vice-presidente da Associação Europeia de Biomassa de Algas (EABA), Alexandra Mosch, a proteína das algas pode ser muito bem digerida por humanos, o que é evidente por meio de seu PDCAAS (Escore de Aminoácidos Corrigido pela Digestibilidade Verdadeira das Proteínas), que chega a 0,92 no caso de algumas algas vermelhas e 0,85 na spirulina.

“As algas fornecem a chamada proteína ‘completa’, o que significa [também] que contêm todos os ácidos graxos poli-insaturados. Mais importante ainda, são os principais produtores de ácidos graxos de cadeia longa que somente as algas podem conceber (ômega-3 exclusivo (como DHA e EPA)).”

Ela explica também que os peixes são fontes intermediárias de ômega-3, já que esse tipo de gordura saudável só está presente nesses animais porque eles consomem as algas.

Clique aqui para saber mais a respeito.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *