Covid-19 acelera demanda por alimentos veganos na Ásia

“O coronavírus expõe o risco à saúde pública e à sustentabilidade do nosso sistema alimentar dependente de carne, o que significa uma oportunidade para o setor de alimentos à base de vegetais” (Foto: Peaceful Dumpling)

De acordo com publicação deste mês do Nikkei Asian Review, a pandemia de covid-19 tem sido determinante para acelerar a demanda por alimentos veganos na Ásia, principalmente alternativas às proteínas de origem animal.

A justificativa está na associação não apenas do novo coronavírus com a utilização e consumo de animais, mas também de outras emergentes doenças zoonóticas.

Somente o movimento asiático de sustentabilidade Green Monday, que lançou no mercado substitutos de carne sob a marca OmniFoods, já registrou aumento de mais de 120% em vendas durante a pandemia.

Outro exemplo é a Marukome, que produz análogos à carne a partir da soja e neste período viu as vendas desses produtos aumentarem em pelo menos 96%, segundo o Nikkei Asian Review.

Além disso, estão surgindo novas empresas locais dedicadas ao mercado asiático que hoje tem chamado a atenção de empresas dos EUA como Beyond Meat, Impossible Foods e Just.

O covid-19 representa uma chance para a Ásia reavaliar o consumo de carne, de acordo com o movimento Green Monday: “O coronavírus expõe o risco à saúde pública e à sustentabilidade do nosso sistema alimentar dependente de carne, o que significa uma oportunidade para o setor de alimentos à base de vegetais.”

Vale lembrar que antes da pandemia o cenário Ásia-Pacífico já era promissor. Segundo o Euromonitor International, só em 2019 o mercado de alternativas à carne nessa região movimentou o equivalente a mais de R$ 81 bilhões, um aumento de 4,75% em relação a 2018. A previsão para o final de 2020 é de crescimento de 11,6% – chegando a R$ 91,2 bilhões.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *