Covid-19: Santuário de animais no RS enfrenta dificuldades

Andressa, Anderson e Maya com os animais que tiveram suas vidas transformadas no Santuário Filhos da Luz (Fotos: Divulgação)

Durante a crise da covid-19, o Santuário Filhos da Luz, situado em Tramandaí (RS), está enfrentando dificuldades para garantir os cuidados necessários a mais de 100 animais resgatados de matadouros e de outras situações de crueldade, incluindo sacrifícios.

O problema é que Andressa Aquino, que fundou o santuário com o marido Anderson, atua como DJ, mas o seu trabalho foi interrompido porque atualmente não é possível realizar eventos. Outro agravante é que Anderson, que atua na área de construção civil, está sem trabalho porque muitas obras foram paralisadas.

“Devido à pandemia, todos os eventos e feiras que faríamos para arrecadar alimentos para os animais também foram cancelados. Estamos precisando de ajuda porque com as últimas economias compramos rações e medicamentos para os muitos animais do santuário”, explica Andressa.

“Quem puder ajudar, estamos aceitando doações de qualquer valor. Quem não puder, que pelo menos compartilhe nossa história. O inverno está chegando e aqui é muito frio, principalmente por estarmos no litoral norte do Rio Grande do Sul e de frente ao maior parque eólico da América Latina.” Andressa também acrescenta: “Precisamos reformar e construir espaços quentinhos pra eles.”

Animais tiveram suas vidas transformadas pelo santuário

No Santuário Filhos da Luz, Andressa, Anderson e Maya, filha do casal, cuidam de galinhas, galos, patos, pássaros, marrecos, gansos, gatos, porcos, coelhos, porquinhos-da-índia, caprinos e equinos.

Entre os animais que tiveram suas vidas transformadas pela família estão as galinhas Três Marias, encontradas a caminho do matadouro. Antes utilizadas como poedeiras em uma granja, elas tiveram seus bicos cortados e mal conseguiam ficar em pé.

Outro exemplo é a cabra Filipa, que hoje leva uma vida saudável após muito sofrimento. “Chegou ao santuário bem magra, assustada e cheia de feridas. Desconfiamos que ela havia sido abusada, o que foi confirmado por um veterinário. Dói demais imaginar o quanto ela sofreu. Mas hoje ela é bem cuidada e amada”, frisa Andressa.

Rita Lee, John Lennon e Brutus

Ainda falando de caprinos, uma história que também merece destaque é a de Rita Lee e John Lennon. “Os dois eram de um vizinho do santuário que perguntou se queríamos comprá-los por que eles iriam pro abate. No local, os encontramos amarrados. Mas deu tudo certo e hoje eles estão felizes. A Rita Lee ainda nos trouxe um presente, porque ela estava grávida”, lembra.

Já o cavalo Brutus foi encaminhado ao santuário por um casal que o resgatou de uma situação de violência, quando ele era espancado com um pedaço de pau por um carroceiro. “Hoje ele está bem gordinho, lindo demais”, ressalta Andressa.

Para mais informações ou para acompanhar o trabalho do Santuário Filhos de Luz:

Instagram

Facebook

Doações por depósito ou transferência:

Caixa Econômica Federal

Conta Poupança

Agência: 0522

Operação: 013

Número da conta: 0008488566653-9

Andressa Aquino Cardoso

CPF: 849.710.530-34

 

Pag Seguro

Banco: 290

Agência: 0001

Número: 02947611-6

Andressa Aquino Cardoso

CPF: 849.710.530-34

Financiamento coletivo, Picpay e Paypal

Vakinha – clique aqui

PicPay: @santuariofilhosdaluz

PayPal: [email protected]

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *