Cresce interesse por chocolates veganos

Foto: Maré Chocolate

Um relatório divulgado na semana passada pela Packaged Facts revela que o mercado global de chocolates cresceu 12% e ultrapassou valor equivalente a mais de R$ 141 bilhões em 2020.

No entanto, o que mais chama atenção não é isso, mas sim que um dos fatores de impulso do mercado de chocolates na atualidade é a demanda por opções veganas e com menor teor de carboidratos, sem adição de açúcares e orgânicas.

Há mais interesse dos consumidores por opções sem ingredientes de origem animal, mais saudáveis, produzidas com menos ingredientes e mais transparência. Ou seja, com mais comprometimento ético desde o cultivo e colheita da matéria-prima.

Isso significa que, diferente de décadas atrás, a preocupação vai além do paladar. “As oportunidades continuam se expandindo no mercado de chocolates do tipo ‘better for you’. Com versões clean label [de mais clareza em relação aos ingredientes] e veganas que estão atraindo mais consumidores”, informa a Packaged Facts.

Mudanças nos últimos anos 

Vale lembrar que em 2019 a ReportBuyer apontou uma tendência crescente de maior demanda por chocolates veganos e de melhor qualidade com fins culinários.

Essas transformações nos últimos anos têm estimulado mudanças também na grande indústria. Em 2020, a Callebaut, considerada a maior fabricante mundial de produtos de chocolate e cacau de alta qualidade, anunciou que não conduziria nem financiaria mais experimentos com animais, “a não ser em caso de obrigatoriedade legal”.

O compromisso de uma mudança em prol de uma produção classificada como mais ética foi considerada positiva pela organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), que lembrou que de 2007 a 2019 foram descobertos experimentos com animais financiados pela Callebaut e que não eram exigidos por lei.

Hoje os chocolates veganos têm se destacado também por ter uma associação cada vez maior com produtos de melhor qualidade e livres de ingredientes e substâncias vistas pelos consumidores como indesejadas ou desnecessárias.

Saiba Mais

A Packaged Facts é uma editora de pesquisa de mercado que cobre os setores de alimentos e bebidas há 58 anos.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

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