Criador do “couro de cacto” ganha oitavo prêmio

Calçado da Clae feito com o “couro de cacto” da Desserto (Foto: Divulgação)

Depois de receber sete prêmios pela criação de uma alternativa ao couro à base de folhas de cactos, o fundador da mexicana Desserto, Adriano Di Marti, recebeu este mês um prêmio concedido pela organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) no Reino Unido.

A conquista do “Vegan Homeware Awards” na categoria materiais, justificada pela capacidade da marca em conciliar sustentabilidade e compaixão com qualidade, soma-se a outras premiações recebidas nos EUA, Alemanha, Mônaco, Austrália, França e México.

Segundo a PETA, o evento celebra a inovação que os consumidores que têm a compaixão e a sustentabilidade como prioridade estão buscando.

“São produtos com uma pegada de carbono muito menor do que daqueles feitos de materiais derivados de animais, já que a pecuária é uma das principais causas das mudanças climáticas”, diz a diretora de projetos corporativos da PETA, Yvonne Taylor.

Benefícios da alternativa ao couro

O fundador da Desserto, Adriano Di Marti, explica que a matéria-prima que dá origem ao couro vegano são as folhas maduras dos cactos cultivados em uma fazenda no estado de Zacatecas, no México.

Lá, segundo ele, a seleção é feita sem danificar o cacto. “A cada seis a oito semanas, fazemos uma nova colheita”, informa.

Di Marti explica que não é necessário gastar muita água porque a produção não necessita de irrigação, já que o cacto cresce com a água da chuva e com os nutrientes da terra que já são ricos em minerais.

Como o cacto é uma cultura perene, isso significa que após o plantio pode ser colhido por oito anos.

Vale citar que o couro convencional, de origem animal, pode exigir o uso de até 130 produtos químicos diferentes – incluindo cianeto.

Saiba Mais

A Desserto já foi premiada no Material ConneXion 2020, Green product Award 2020, Monte Carlo Fashion Week 2020, Good Design Award Gold Acoolate in the Fasion Impact 2020, Second runner-up in the LMVH Innovation Award, Innovation Award – Architectural Digest Mexico and Latin America e Compassionate Business Award, além do Vegan Homeware Awards.

 

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma doação à Vegazeta.
Sua contribuição é importante para o nosso trabalho.