Criadores de animais ganham frente parlamentar no Congresso

No Brasil o número de cães e gatos abandonados ultrapassa os 30 milhões (Foto: Getty)

O deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP) apresentou ontem (15) uma solicitação de registro da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Criadores de Animais de Estimação.

Um dos objetivos, de acordo com o documento encaminhado à Câmara dos Deputados, é “mobilizar a opinião pública brasileira em defesa e valorização da criação de animais de estimação.”

Também consta que é obrigação da recém-criada frente parlamentar acompanhar o processo legislativo no Congresso Nacional “no que diz respeito aos interesses dos criadores de animais de estimação”.

Segundo Roberto de Lucena, outra meta é a realização de congressos, seminários e outras iniciativas que visam o debate de temas relacionados à criação de animais.

Composta por deputados e senadores, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Criadores de Animais de Estimação se coloca também na posição de conceder “títulos honoríficos a pessoas que se destacarem na atividade”.

Vale lembrar que estimativa aponta que no Brasil o número de cães e gatos abandonados ultrapassa os 30 milhões.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

20 respostas

    1. Para informar a população e verem o erro que podem estar cometendo.
      Em 1875, Kail Friendrich Louis Dobermann, um simples cobrador de impostos, resoveu recolher cães abandonados nas ruas. Ou seja, antes msm de existirem criadores de cães de raça já existiam cães abandonados pela sociedade (a culpa sempre foi da sociedade e não dos criadores). Ele iniciou o melhoramento de cães através dos animais que recolhia das ruas para que melhor atendessem e realizassem as funções e assim melhor satisfazerem seus donos, reduzindo assim as chances de abandono. A criação de cães de raça se originou exatamente por causa do abandono de animais e não o contrário. Não foi com o surgimento dos criadores que o abandono surgiu e sim o contrário. Com a criação dos cães de raça uma família pode escolher o animal q melhor se adapte a sua rotina e com isso o risco de abandono é reduzido. Não é a toa que a grande maioria dos cães abandonados são cães sem raça definida. Proibir a criação de cães raça não diminuirá o problema enquanto não tivermos uma sociedade consciente, mas poderá levar a longo prazo a extinção de varias raças, é a extinção não é boa para nenhum animal. A partir do momento q apenas os particulares começarem a cruzar seus animais sem nenhum conhecimento genético, cruzando cães bons com cães ruins ou ruins entre si, irão começar uma degeneração genética das raças. Criar é preservar. REFLITAM A RESPEITO. Os fatos históricos estão aí pra nos mostrar. Não vai ser a proibição de venda q fará com q a população não abandone mais e sim campanhas de conscientização e fiscalização dos criadores para impedir maus-tratos.

  1. Essa frente parlamentar está de parabéns, pois criadores éticos e profissionais geram renda e emprego, não são parasitas da sociedade que vivem de pedir ajuda e desviam recursos, e espero que a fiscalização seja de todos os lados, chega de mentiras, que seja dado um basta e um cala boca de sensacionalista sem o que fazer, se não tiver cães como posso atender banho e tosa? Pago impostos pra que, nada? Como poderei contratar se esse bando de desocupados só perturba, hoje manter um comércio se tornou um transtorno devido ao ataque de gente sem noção e que vive da mídia e do sensacionalismo, só vivem de estrelismo.
    E parabéns a frente parlamentar e obrigado, pois quero trabalhar em paz, gerar renda e ajudar no crescimento da economia, mantendo as portas abertas do , eu banho e tosa. Fiscalização em todos os lugares onde há cães, seja de criador irresponsável, como de ONGS pois animais são seres vivos e merecem respeito.

  2. Proibir a criação de pets é determinar a extinção de raças. Somente pessoas totalmente ignorantes e alheias a está temática defendem a proibição da criação. Temos sim que defender a regulamentação da criação para separarmos o joio do trigo.

  3. E o que tem haver comentar sobre cães abandonados quando se fala de criadores de cães de raça? Porque colocar a foto de um cão mal cuidado quando o assunto é outro? Mensagem subliminar? Reportagem tendenciosa contra os criadores? Quer falar de cães abandonados então encaixe num tema de políticas públicas onde o governo deveria atuar no mínimo fazendo a castração em massa dos cães de rua e de população carente.

    1. Ninguém precisa denegrir a imagem dos criadores brasileiros.
      Eles fazem muito vem esse serviço de utilidade pública.
      Basta ler as publicações de alguns criadores entre aspas, para constatar o pessimo nivel.
      E todo mundo já entendeu que a virulência com que tentam diminuir ongs e protetores, é a maior prova do desespero dessa gente, não com nenhuma proibição de criar, mas com o fim da festa de ganhar dinheiro sem pagar impostos, além da obrigação de trabalhar direito, cuidando bem das matrizes.
      Quem sobre(viver) verá!

  4. Que comentario finalnridiculo e sem proposito. É tipo: mae consegue engravida graças a tecnica inovadora…mas vale lembrar que existem milhares de criancas abandonadas.
    Caes de raça pura, esses que sao criados e vendidos, correspondem a 1/3 do total de caes no Brasil. Porem correspondem a menos de 0,5% dos caes nas ruas. E nao se sabe se esse meio.por cento éresultado de abandono ou de roubo e fuga. Alem disso elws nao param nem.meia hora la. Basta anunciar um cao de raca pra doação que se forma uma fila na porta.
    Entao acredito que esse nao seja o problema ne? O.problema sao as.prefwituraa que não castram as populações de rua.
    Quw tal gastar essa wnergia cobtra a criacao para prrssionar as prefeituras a fazer a obrigação delas?
    Ou vcs tem a fantasia que pessoas que querem caes de raca vao correndo adotar SRDs se nao puderem comprar?
    Helloooo…já é de graça e as pessoas preferem pagar!

  5. Por favor, me ajude a encontrar esta pesquisa que identificou 30 milhões de animais abandonados. Isto dá um animal para cada 7 brasileiros. E some-se a isso os milhões de cães que estão sob cuidados de seus donos… Sou a favor desta frente parlamentar sim, pois vivemos numa democracia e não numa ditadura e como tal precisa sempre haver o contraponto, um dos baluartes da democracia.. Se alguém quer ser vegano está em seu pleno direito. Se quer pregar o veganismo idem… o que não é correto é querer que o mundo todo se torne vegano abaixo de leis…. Ainda mais, a notícia é tendenciosa pois coloca um animal em péssimo estado para tratar um assunto que envolve a criação, como se a culpa deste animal estar neste estado fosse dos criadores. Sou totalmente contra maus tratos de animais. Mas isso não me impede de ter meus cães.. Democracia, meu povo é a palavra chave.

  6. Adotar ou comprar deve ser e sempre foi uma opção. A tentaiva de proibir a venda de animajs domésticos nunca vai se sustentar. Isso seria uma pancada na economia com um potencial de gerar uma crise economica no pais. Pois os animais de estimação movimenta uma parte de pais. E obviamente que nao é essa a solução para a extinção dos caes de rua. Quem o minimo de inteligencia e pensar bem, vair perceber que isso swria um desastre.

  7. façam uma campanha a favor da castração em massa de cães de rua, contra esse pessoal que deixam os cães nas ruas cruzando correndo riscos pois não tem um suporte de nada, nem comida, parem de se preocupar com os criadores, se organizem vão ajudar nas ongs, ao invés de campanha contra criadores façam campanhas pra ajudar as ongs com ração, material de limpeza, castração. Só assim verão resultados satisfatórios!

  8. Importante fiscalizar quem se diz protetor e arrecada milhões.. porque as protetoras de verdade lutam arduamente assim como CRIADORES SERIOS. Animal de raça deve sim ser protegido e fiscalizado! CRIADORES SERIOS cuidam preservam os animais e estes necessitam se reproduzir de forma consciente e com venda movimentando mercado sério e respeitando direito de escolha! PRECISAMOS ORGANIZAR UMA CAMPANHA JUNTO A POPULAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO AOS CAES E GATOS DE RAÇA , e conscientizar que comprar e ou adotar é um direito! CUIDAR É OBRIGAÇÃO. Extinguir animal de raça proibindo comércio cheira preconceito e crueldade. Muita ruindade com bichinhos de raça.. e os sem raça já tem muita política pública graças a Deus estão bem protegidos. Pena que são explorados por gigolos que não são protetores de verdade. O protetor sério conhece o valor do cão de raça ou do gato.. assim como criador.

  9. Com a criação responsável sou a favor, as pessoas não estão se conscientizando que sem os criadores de animais de raça vai parar a arrecadação de uma grande fatia do mercado brasileiro…. fábricas de muitos produtos, falo em milhares. Daí questiono qtos desempregos terá a mais no país.
    Milhões de pais de família não terão emprego…. é para pensar e muito.
    Pergunto os veterinários vão cuidar de cães abandonados? Animais são infinitos, porque somente em cima dos cães? Está na hora de pararem de pensar somente em suas opiniões, pensem no DESEMPREGO.
    Até onde sei é a segunda maior economia do país …. é para levantar nosso Brasil ou aumentar o desemprego?

  10. Onde tirou esse número de animais abandonados ?
    O problema de animais de rua e do governo que não faz um programa de castração , esse problema vem de muito mas muito tempo atrás onde todos os dias animais de rua se reproduzem , nunca vi um American Bully abandonado ou um Bull dog francês , Shitzu etc…
    Vamos fazer uma conta simples e rapida!
    100 femeas de rua com apenas 10 machos de ruas a cada 6 meses cada uma criando 5 filhotes temos um total de 500 animais a cada seis meses que não são frutos de abandono por ano teremos 1000 filhotes que se reproduziram na rua não foram abandonado, seu dever como jornalista deveria fazer uma matéria com conteúdo verdadeiro cobrando do governo uma solução para acabar com os cães de rua , não tentar jogar a culpa em cima de criadores sérios !
    Criar não é crime !
    Procriar não é crime!
    Vender não é crime!
    Maos tratos e abandono sim e crime!
    #criarépreservar

  11. Cães de rua e criação de raças puras não tem nada uma coisa a ver com a outra. Os animais de rua não são “cães abandonados” por ninguém: eles já nasceram nas ruas, por culpa exclusiva dos muitos anos de omissão dos poderes públicos. Os criadores não têm nenhuma responsabilidade por isso. Atribuir à criação de animais de raça a culpa pelos cães de rua traduz muito desconhecimento da realidade. O senhor já viu um Samoieda nas ruas? Um Husky Siberiano? ou um Dogue alemão? Um Shih Tzu? Um Akita? Tenho certeza que não. Cães de raça são animais funcionais, profissionais que já nascem com um diploma no DNA. Eles não necessários, eles têm funções sociais onde são insubstituíveis. Pergunte a um cego o que o cão-guia significa na vida dele. Pergunte a um policial sobre a importância da ajuda do cão no seu trabalho, pergunte a uma mãe de uma criança com autismo, a diferença que a terapia com cães faz pelo seu filho. Cães de rua não podem ser treinados para fazer esses trabalhos porque eles não têm aptidões genéticas para isso. Informe-se antes de falar. Não se deixe manipular por falácia vitimista de protetores que não entendem nada de cachorro. somente acham porque acham. Não estudam, não se informam, mas querem mandar no mundo. Se sua casa cair, senhor jornalista, e o senhor tiver a sorte de sobreviver, o focinho cão de faro seria a primeira coisa que o senhor veria no seu resgate. Cães de raça foram desenvolvidos pelo homem – criadores – através de séculos de trabalho de aprimoramento genético. Eles nunca existiram na natureza. Dependem dos criadores para existirem. Se forem soltos, vão morrer. Criar e comercializar animais frutos do trabalho especializado de um criador é uma a atividade legal, honrada, milenar, que exige muito estudo e dedicação e da qual temos muito orgulho. Nós criamos vidas que fazem diferença nas vidas das pessoas e na sociedade. Não despreze esses animais. Não despreze um trabalho sobre o qual o senhor não sabe absolutamente nada. Existem maus criadores, sim. Assim como existem maus protetores. Uns praticam maus tratos para ter lucro vendendo filhotes; outros praticam maus tratos para fazer vídeos e pedir doações. Ambos precisam ser punidos com todo o rigor da lei. Regularizar a criação e a comercialização é necessário. Mas a proteção de animais também precisa ser regulamentada. Existem “abrigos” que são verdadeiras antecâmaras do inferno. Tem muito picareta vivendo do sofrimento dos animais. Proibir a comercialização somente vai tirar dos cidadãos o direito constitucional de escolher entre adotar ou comprar; vai privar a sociedade dos benefícios que esses animais proporcionam; vai forçar os criadores sérios a pararem de criar, e isso vai levar espécies inteiras à extinção. Criadores preservam não só raças de cães mas espécies inteiras. Vários animais da nossa fauna silvestre ameaçados de extinção foram salvos e reintroduzidos na natureza graças ao trabalho de criadores. Proibir a comercialização é um absurdo. A unica consequência será a criação de um mercado negro de animais, muito pior do que o que já existe hoje.

  12. Acho q antes de opinar deveriam se aprofundar no assunto. O abandono de animais existe muito antes de existirem os criadores. O primeiro criador de cães de raça pura era um cobrador de impostos na Alemanha q não aceitava o abandono e começou a recolher os cães de rua. A partir desses animais começou a desenvolver raças q melhor poderiam atender aos seus donos e com isso reduzir o abandono. Os criadores surgiram a partir do abandono e não o contrário. Além disso, quanto melhor um animal se adapta às necessidades de uma família menores são as chances de abandono. A prova de q isso é verdade são as estatísticas, onde a maioria dos cães abandonados são sem SRD, sendo os de raça em uma menor quantidade e muitas vezes são rapidamente adotados. O q se faz necessário é uma conscientização da população q não é instruída antes de adquirir um animal e não tem, muitas vezes, consciência das necessidades do animal e de suas obrigações para com ele. No mais, sem os criadores de cães de raça as raças puras estarão fadadas a extinção a longo prazo, pois somente quem tem um animalzinho de raça em casa irá procria-ló sem o menor conhecimento de melhoramento genético, levando a degeneração das raças a longo prazo, e todos nós sabemos q a extinção de espécies nunca é boa para nenhum animal. Precisamos de campanhas de conscientização da população e fiscalização rígida pra acabar com falsos criadores de fundo de quintal q realizam maus-tratos.

  13. Muito mais provável que os cães descartados nas ruas sejam oriundos de ativistas com suas feirinhas de doação. Você doaria um filho seu! As pessoas que adotam, na maioria, fazem por impulso em uma feira de doação no meio de um parque, praça, em frente a uma loja de ração ou pet shop. Sem conhecer antecipadamente as características do cão se depara com um animal incompatível com seu estilo de vida, o que colabora com redescarte. Pesquisar sobre a raça, conhecer suas peculiaridades, cria uma previsibilidade. Outro ponto: Se existem tantos animais precisando de abrigo, porque os ativistas tem ocupado seus espaços resgatando cães de raça que já estão abrigados. Temos visto muitos serem retirados do seu habitat e jogados em calabouços medievais sem estrutura, ou por pessoas com estrutura de abrigo não compatível com os valores que arrecadam. Resgatados por pessoas sem nenhuma condição financeira para bancar os pobrezinhos. Parecem pedintes implorando dinheiro em redes sociais para conseguir manter-se.

  14. Mais um absurdo deste país.

    Só falta premiarem gigolôs de animais cujos crimes já foram comprovados, da mesma forma que temos assistido a pessoas que se dizem representantes de criadores “eticos” fazendo videos defendendo esse tipo de gente criminosa.
    #nãocompreadote #animalnãoécoisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *