Estudo revela que crocodilos e jacarés já foram vegetarianos

“As pessoas tinham anteriormente formulado a hipótese, apenas de olhar para os dentes, que alguns desses animais eram herbívoros” (Fotos: Shutterstock/Museu de História Natural de Utah)

Um estudo liderado pelo pesquisador Keegan Melstrom, do Museu de História Natural de Utah, em Salt Lake City (EUA), revelou recentemente que crocodilos e jacarés já foram animais pacíficos e vegetarianos.

Pertencentes aos grupos dos crocodiliformes, jacarés e crocodilos existem há mais de 200 milhões de anos e, como muitos foram extintos, poucas das espécies que habitaram a Terra há muito tempo acabaram sendo conhecidas; e apenas por meio da localização e identificação de fósseis.

“As pessoas tinham anteriormente formulado a hipótese, apenas de olhar para os dentes, que alguns desses animais eram herbívoros”, disse Melstrom à revista britânica NewScientist. No entanto, eram apenas suposições que consideravam o fato de que os dentes dos antigos jacarés e crocodilos não coincidem com os de qualquer outro animal moderno.

Mas depois de fazer uma avaliação sistemática das formas dos dentes de 16 crocodiliformes extintos, o pesquisador descobriu que seis espécies deles eram vegetarianas.

Keegan Melstrom cita como exemplo o Pakasuchus, que tinha dentes traseiros que se encaixavam, assim como os de mamíferos – o que significa que eles mastigavam bem a comida em vez de simplesmente engoli-la de qualquer forma.

No estudo, Melstrom concluiu também que o herbivorismo aparece em até seis períodos da árvore genealógica de crocodilos e jacarés. Hoje, embora os crocodiliformes conhecidos sejam claramente carnívoros, ocasionalmente eles comem frutas e outras matérias vegetais – o que pode ter relação com os hábitos de seus ancestrais.

O pesquisador acrescenta que ainda não se sabe por que jacarés e crocodilos abandonaram a herbivoria. “Há muitas coisas que mudaram nos últimos 66 milhões de anos”, destaca e frisa que às vezes animais carnívoros evoluem para o consumo de plantas. Como exemplo, cita pandas e até mesmo uma aranha vegetariana.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *