Crueldade contra animais na paradisíaca ilha de Santorini

Segundo o Telegraph, Santorini está sendo ofuscado pela crueldade contra os animais (Fotos: The Sun)

Considerada a mais espetacular das ilhas que adornam as águas cintilantes do Mar Egeu, Santorini é uma referência paradisíaca do que restou de uma civilização micênica que existiu a 3,6 mil anos, quando um vulcão explodiu, restando somente fragmentos rochosos.

No entanto, em meio a tantas histórias e belezas, nem tudo que se testemunha em Santorini é agradável aos olhos. Pelo menos para quem não gosta de ver animais sofrendo. Na ilha grega, um dos passeios mais famosos até a cidadezinha de Thira, no topo de uma escarpa, pode ser feito por meio de um teleférico, que não leva mais do que dois minutos e oferece o bônus de vistas deslumbrantes. Ou pode ser feito a pé, o que não leva mais do que 30 minutos de caminhada.

Porém, muitas pessoas ainda optam pela opção “autêntica” ou “à moda antiga”, que significa montar sobre o lombo de um burro ou de uma mula, obrigando o animal a transportá-lo. O trajeto em zigue-zague não é fácil e quem presta atenção no animal percebe o esforço descomunal que ele é condicionado e obrigado a fazer para cumprir o trajeto.

Inclusive este mês o jornal Telegraph, do Reino Unido, declarou que o belo cenário de Santorini está sendo ofuscado “pela crueldade contra os animais, uma crueldade que é paga pela população de burros da ilha”. Por isso, organizações como The Donkey Sanctuary, do Reino Unido, e The Santorini Donkeys, que tem página no Facebook, estão pedindo ajuda para acabar com esse tipo de passeio em Santorini.

“Com a temporada de férias entrando em plena atividade, burros e mulas exaustos passam longos dias sob o sol escaldante, transportando turistas ou cargas pesadas e prejudiciais, com pouca ou nenhuma água, comida ou sombra”, critica a organização The Donkey Sanctuary.

Se você considera a prática cruel e desnecessária, você pode contribuir assinando petições e abaixo-assinados:

thedonkeysanctuary.org.uk/support-us/campaigns/santorini

change.org/p/animal-stop-animal-abuse-of-donkeys-horses-in-santorini

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *