Curitiba vence Prêmio “Cidade Amiga dos Animais”

Curitiba deu início a um trabalho voltado ao bem-estar animal em 2005, com a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Comupa) (Fotos: Prefeitura de Curitiba/Daniel Castellano)

Realizado pela organização World Animal Protection (Proteção Animal Mundial), o Prêmio “Cidade Amiga dos Animais” teve Curitiba como destaque em 2020, conforme resultado divulgado nesta terça-feira (20). Dos mais de 150 projetos inscritos por municípios da América Latina, a capital do Paraná ficou em primeiro lugar nas categorias “Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis” e “Prevenção e atendimento a maus-tratos”.

Curitiba, vencedora-geral do prêmio, também foi bem avaliada em outras categorias, como Controle da densidade populacional e da taxa de renovação; Bem-estar dos animais em situação de rua; Gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários) e Guarda responsável de animais.

“Curitiba ainda tem muitos desafios a enfrentar”

“Como uma grande cidade, Curitiba ainda tem muitos desafios a enfrentar e pontos a melhorar em relação aos animais, mas tem se destacado, nos últimos anos, por seus diversos projetos em manejo de população de cães e gatos”, avalia a Proteção Animal Mundial.

Curitiba deu início a um trabalho voltado ao bem-estar animal em 2005, com a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Comupa).

Hoje a cidade também conta com a Rede de Proteção Animal, uma Divisão do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que promove a interação entre agentes públicos, iniciativa privada e terceiro setor na busca por melhores condições de vida para a fauna da cidade.

Saiba Mais

Como premiação, Curitiba receberá R$ 25 mil para aquisição de equipamentos ou contratação de treinamento ou consultoria para melhorar ações no manejo das populações de cães e gatos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *