Curta com Joaquin Phoenix aborda impacto da crise climática

O ator vegano Joaquin Phoenix, que já recebeu 17 prêmios por sua interpretação como Coringa no filme homônimo, é o protagonista de um curta-metragem de dois minutos que foi lançado esta semana e visa conscientizar a população sobre a importância do combate às mudanças climáticas.

O filme “Guardians of Life”, dirigido por Shaun Monson, do documentário “Terráqueos”, é ambientado em uma sala de emergência, onde Phoenix chama a atenção para a situação da Amazônia e de suas comunidades indígenas, o que inclui as consequências do desmatamento e da perda de biodiversidade.

Incêndios florestais, secas, inundações e tempestades também são associadas no filme às mudanças climáticas. Também participam do curta outras celebridades como Rosario Dawson, Matthew Modine, O’orianka Kilcher, Oona Chaplin, Adria Arjona e Albert Hammond Jr.

Segundo o movimento Extinction Rebellion, que é um dos idealizadores do filme em parceria com a ONG Amazon Watch, o envolvimento de Joaquin Phoenix com a proposta não surpreende, considerando o seu ativismo. Vale lembrar que recentemente o ator vegano foi preso durante um protesto em Washington DC, onde falou sobre a ligação entre a agropecuária e a crise climática.

Sobre o curta “Guardians of Life”, ele disse que aceitou o convite pela oportunidade de aumentar a conscientização sobre o impacto da indústria de carnes e laticínios nas mudanças climáticas:

“O fato é que estamos cortando e queimando florestas tropicais e vendo os efeitos negativos dessas ações em todo o mundo. As pessoas não percebem que ainda há tempo, mas apenas se agirmos agora e fizermos mudanças significativas em nossos hábitos de consumo. Não podemos esperar que os governos resolvam esses problemas para nós. Não podemos esperar até a eleição para tentar fazer essas mudanças. Temos uma responsabilidade pessoal de fazer mudanças em nossas próprias vidas e agir agora.”

O curta, disponibilizado com opção de legendas em português, foi financiado com recursos da Catalyst Foundation, do Reino Unido, e do movimento global Climate Save.

GUARDIANS OF LIFE from NATIONEARTH on Vimeo.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *