Defensores dos animais criam moção de repúdio à liberação da caça em SP

Lei favorece a caça de animais exóticos como o javali e a capivara sob a justificativa de gerarem prejuízos às lavouras (Foto: Pixabay)

Em São Paulo, defensores dos animais criaram uma moção de repúdio contra a Lei nº 17.295, sancionada há pouco tempo pelo governador João Doria (PSDB).

A lei que surgiu a partir do Projeto de Lei 558/2018, de autoria do deputado Carlão Pignatari (PSDB), favorece a caça de animais exóticos como o javali e a capivara sob a justificativa de gerarem prejuízos às lavouras.

No entanto, abre precedente para que qualquer animal exótico considerado invasor torne-se vítima de caça sob justificativa de “manejo sustentável”.

Também passa a ser permitida a “comercialização de animais invasores”. Além disso, segundo o artigo 4º da lei, “animais domésticos” poderão ser objetos de “controle populacional” caso tornem-se selvagens.

A moção, que depende do maior número possível de assinaturas, defende que a lei é inconstitucional e exige sua anulação. Para assinar, clique aqui.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *