Delivery vegano registra 70% de crescimento no Brasil

Leonardo Nones, Rafael Ferreira e Allan Carneiro (Foto: Divulgação)

No primeiro trimestre de 2022, a foodtech de delivery vegano Veggi teve crescimento de 70% no faturamento, impulsionado pela recente expansão para São Paulo. De olho no crescimento da empresa e do mercado vegano no Brasil, investidores já aportaram o equivalente a 60% de uma meta de R$ 1,2 milhão a serem captados pela Veggi por meio de crowdfunding. A oferta pública ocorre na CapTable por meio de contrato de nota conversível em ações, com cotas de R$ 1 mil.

Os recursos serão destinados para a ampliação do portifólio, com o lançamento de novas categorias de produtos, como itens de higiene pessoal, cosméticos e vestuário à base de vegetais, e a expansão da operação para as cidades da região metropolitana de São Paulo.

Além da expansão geográfica e de produtos, a Veggi pretende abrir novas fontes de receita, oferecendo serviços financeiros como conta digital e crédito para os estabelecimentos parceiros, marketplace B2B voltado para a venda de insumos e integrações pagas para os estabelecimentos parceiros.

A plataforma, que se posiciona como o primeiro app de delivery vegano do Brasil, foi fundada em 2020 em Florianópolis pelos empreendedores Leonardo Nones, Allan Carneiro e Rafael Ferreira, e desde fevereiro faz entregas em São Paulo, onde oferece refeições sem nada de origem animal de cerca de 100 estabelecimentos veganos parceiros.

Em dois anos, a Veggi entregou mais de 35 mil pedidos para uma base de 6 mil clientes, registrando R$ 2 milhões em vendas e R$ 70 de tíquete médio. A receita em 2021 foi triplicada em comparação com o ano anterior. A empresa faz parte do portifólio de startups da WOW Aceleradora e também já havia recebido aporte da SC Angels.

“A maioria dos nossos clientes não são veganos, mas pessoas que querem reduzir consumo de proteína animal, seja por motivos de saúde, da causa animal ou de preocupação com meio ambiente”, conta Leonardo Nones, CEO da Veggi. De acordo com o estudo Inteligência em Pesquisa e Consultoria em 2021, 46% dos brasileiros já tiraram a carne de suas refeições, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

Segundo Nones, além de taxas de comissão mais justas para os restaurantes, a Veggi oferece aos entregadores taxas aproximadamente 50% maiores do que os grandes apps do mercado, em adição ao auxílio combustível e assistência para conserto de moto. Na esteira do crescimento da operação, a foodtech lançou no mês de agosto o aplicativo para Android e iOS.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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