Demanda por carnes vegetais impulsiona mercado de proteína texturizada

Foto: Pixabay

Com o aumento da demanda por carnes vegetais, o mercado global de proteína vegetal texturizada pode crescer 36% até 2025, chegando a um valor de US$ 1,5 bilhão, de acordo com um relatório da Markets and Markets.

O percentual inclui opções a partir de soja, ervilha e trigo disponíveis em fatias, flocos e grânulos.

“Há mais interesse por fontes de proteínas vegetais devido ao seu perfil nutricional, predileção por uma alimentação mais limpa e aumento das preocupações com saúde e ambientais, além do bem estar-animal”, destaca o relatório.

“Esses fatores estão influenciando o crescimento da oferta de alternativas à carne. Com isso, há mais demanda por ingredientes como as proteínas vegetais texturizadas.”

Importância da PVT

O relatório destaca essas proteínas como principais ingredientes das alternativas à carne. “Proteínas vegetais texturizadas podem substituir produtos cárneos ao mesmo tempo em que fornecem um ingrediente alimentar econômico, funcional e rico em proteínas”, cita.

A ausência de colesterol das PVTs é outro fator que beneficia o mercado. “A soja tem sido uma fonte de proteína vegetal de baixo teor calórico e baixo teor de gordura. É frequentemente usada como alternativa devido ao seu baixo custo em comparação com outras fontes de proteínas”, aponta a Markets and Markets.

“A proteína texturizada atua como um substituto ideal para a carne e está ganhando maior força entre os consumidores veganos e flexitarianos. Essas características estão impulsionando principalmente a demanda pelo uso de soja como fonte primária de proteína vegetal texturizada.”

Aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas também são destacados no relatório como benéficos nutrientes oferecidos pelas PVTs.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *