Deputada critica leites vegetais e pede mais incentivo à pecuária leiteira

Deputada também defende redução de impostos em benefício da pecuária de leite (Foto: Câmara)

Ontem (20), a deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR) protocolou uma indicação ao Executivo para a criação do Programa Nacional de Apoio à Pecuária Leiteira.

“Embora seja uma atividade extremamente importante econômica e socialmente, a pecuária leiteira vem sofrendo duramente nos últimos anos e uma das razões é ausência de uma política pública de apoio a este setor da agropecuária”, argumenta a deputada.

Na Indicação 516/2021, Aline Sleutjes defende redução de impostos para o setor e mais estímulo ao consumo de leite, inclusive na merenda escolar, assim como campanhas educativas em parceria com o setor produtivo, “esclarecendo a importância e os benefícios do consumo de leite na dieta da infância até a 3ª idade.”

Deputada alega “utilização indevida” do termo leite 

Na solicitação, a deputada reclama que a palavra leite está tendo “utilização indevida”, o que, segundo ela, gera “uma competição desarmônica entre produtos de origem vegetal com produtos de origem animal”.

Aline Sleutjes sustenta que é preciso evitar que a população seja “induzida ao erro” em consumir produtos que não são de origem animal. A mesma opinião é compartilhada pela atual ministra e ex-deputada federal Tereza Cristina no PL 10556/2018, que visa proibir o uso do termo “leite” para produtos de origem vegetal.

Vale lembrar também que o PL 6487/2019, dos deputados Emidinho Madeira (PSB-MG), Domingos Sávio (PSDB-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), cobra adoção de medidas para incentivar o consumo de leite e seus derivados em todo o país por meio da realização de palestras, seminários e outros eventos e atividades, assim como novas políticas públicas em benefício do setor.

Clique aqui para opinar sobre a indicação da deputada Aline Sleutjes (PSL-PR)

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Um flagrante retrocesso, na contra mão da pegada do Planeta de evolução e progresso ecológico. Exploração animal já era e já passou da hora de acabar. Go vegan!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *