Deputado apresenta projeto que visa acabar com a dissecação em todas as escolas da Califórnia

“Os avanços na tecnologia educacional ampliaram o acesso a essa importante metodologia instrucional científica sem depender de animais” (Foto: Reprodução)

Hoje, o deputado estadual Ash Kalra, do Partido Democrata, apresentou na Assembleia Legislativa da Califórnia um projeto de lei que prevê a proibição da dissecação em todas as escolas do estado. Intitulada Lei de Substituição de Animais em Educação Científica, a proposição é copatrocinada pelo Comitê Médico Pela Medicina Responsável dos Estados Unidos.

“Com o desenvolvimento de alternativas tecnológicas, a prática de ensino de ciência virtual baseada em computador oferece métodos mais humanos, que ajudam a preparar melhor os alunos para o ensino superior e para as carreiras em ciências”, justificou Kalra.

Segundo o deputado, aprender sobre anatomia nas escolas é uma pedagogia científica importante, mas a dissecação apresenta um impacto significativo sobre o meio ambiente e os frágeis ecossistemas. “Os avanços na tecnologia educacional ampliaram o acesso a essa importante metodologia instrucional científica sem depender de animais”, enfatizou em comunicado oficial.

Ash Kalra lembrou que muitos animais são usados para dissecação, e não apenas sapos, mas também gatos, tubarões, carneiros e porcos. “A dissecação não é apenas onerosa, mas também expõe os estudantes e funcionários a substâncias químicas nocivas, como o formaldeído, que é usado como conservante. Além disso, os animais são mortos”, aponta.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *