Deputado defende que propaganda contra maus-tratos aos animais seja obrigatória

(Foto: Pixabay)

Ontem (15), o deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) protocolou na Câmara um projeto de lei que visa tornar obrigatória a propaganda contra maus-tratos aos animais.

“Os fabricantes de produtos, estabelecimentos comerciais e de serviços relacionados aos animais reservarão espaço destinado à propaganda contra maus-tratos a animais”, defende Santana Braga no PL 1432/2021.

“A propaganda conterá espaço determinado nas embalagens dos produtos e aviso em local visível contendo a advertência: ‘Abandono e maus-tratos a animais é crime. Art. 32 da Lei 9.605/98.'”

A proposta também defende que a propaganda contra maus-tratos seja divulgada em rádio, TV, internet, outdoor e outros meios junto aos comerciais de produtos relacionados aos animais. “As mensagens divulgadas poderão conter contatos e endereços dos órgãos onde possam ser realizadas as denúncias.”

O PL prevê multa de mil a cem mil reais, aplicada conforme a capacidade econômica do infrator. “Para além do efeito punitivo da lei, a presente proposta visa conscientizar as pessoas sobre a importância de evitar esse tipo de conduta. É muito comum observar nas cidades cenas de cães acorrentados por longo período, muitas durante todo o dia, expostos ao sol, tempestades e frio, sem alimentação ou água, sem falar em crueldades como açoites, sadismos de toda ordem.”

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *