Deputado quer facilitação da exportação de gado vivo

Objetivo de Paulo Bengtson (PTB-PA) é favorecer a ampliação das exportações de gado vivo

Foto: Sandra Regina

Esta semana o deputado federal Paulo Bengtson (PTB-PA) protocolou um projeto de lei em que defende a facilitação da exportação de gado vivo, por meio da redução da burocracia e dos procedimentos relativos ao transporte de animais.

“Atualmente, o tempo necessário para o embarque de animais, sobretudo considerando o prazo de isolamento, se aproxima dos dez dias, se revelando uma operação morosa e de alto custo”, diz Bengtson, que quer que o prazo seja reduzido pela metade para que o Brasil amplie as exportações de gado vivo.

“Tal demora tem o potencial de prejudicar não apenas o contratante do transporte, mas os demais agentes envolvidos na operação, bem como o consumidor final do produto.”

Um dos maiores apoiadores da exportação de gado vivo na Câmara, Paulo Bengtson alega também no PL 1523/2022 que a redução da burocracia é “benéfica aos animais” ao “reduzir um prazo demasiadamente longo para a efetivação do embarque”.

Vale lembrar que o Pará, que tem Bengtson entre seus representantes na Câmara, é o maior exportador de gado vivo do Brasil, responsável por 83% dessa operação em um período de dez anos, segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (Abeg).

Esse tipo de exportação é tema de controvérsia hoje no Brasil, já que submeter animais a longas viagens de navio, que podem ultrapassar até 30 dias, são consideradas crueldade animal por ativistas dos direitos animais.

Há animais que não resistem à viagem e os navios contam com um triturador usado no processo de descarte. Polêmico também é o impacto ambiental dessas viagens, já que muitos resíduos animais são descartados na água.

Saiba Mais

O deputado tem um alinhamento de 94% com o governo Bolsonaro, de acordo com avaliação do site Congresso em Foco.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here