Deputado quer revogar Dia Nacional do Rodeio

Vale lembrar que o rodeio não é parte da identidade cultural brasileira, já que se trata de prática importada (Foto: André Silva)

Por meio do Projeto de Lei 6319/2019, protocolado na semana passada, o deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) quer revogar o Dia Nacional do Rodeio, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira (4).

“Não bastasse o absurdo da matéria em si, tendo em vista a violência a que o animal de rodeio é submetido, tem-se que a data comemorativa escolhida foi o dia 4 de outubro de cada ano, data que é mundialmente conhecida como o Dia Mundial dos Animais!”, critica Costa na matéria do PL.

E reforça: “Ora, não poderíamos deixar de manifestar nosso repúdio tanto em relação ao projeto, agora transformado em Lei, quanto em relação à justificativa, uma vez que escolher o Dia Mundial dos Animais como data representativa para uma atividade cruel e de maus tratos é ultrajante! E mais: citar São Francisco de Assis para defesa do rodeio é, no mínimo, desconhecimento básico de sua vida e de seus princípios.”

Vale lembrar que o rodeio não é parte da identidade cultural brasileira, já que se trata de prática importada. Antes de se tornar lei, o projeto de autoria do deputado Capitão Augusto (PL-SP), que cria o Dia Nacional do Rodeio, também teve entre seus maiores defensores o senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *