Deputado sugere criação de Cadastro Nacional de Animais para Adoção

“Animais errantes representam um grave problema para a saúde pública e vivem em situação de risco, sujeitos à fome, desnutrição, doenças, atropelamento, envenenamento e outras formas de abuso” (Foto: Pixabay)

Nesta quarta-feira (2), o deputado David Soares (DEM-SP) encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente uma sugestão de criação do Cadastro Nacional de Animais Disponíveis para Adoção, considerando que o número de animais que vivem nas ruas do Brasil é alarmante – mais de 30 milhões, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Entendemos que o Ministério do Meio Ambiente poderia contribuir na promoção e implementação de ações destinadas ao acolhimento e adoção desses animais, motivo pelo qual sugerimos a criação de um Cadastro Nacional de Animais disponíveis para a Adoção”, frisa.

E acrescenta: “Os animais errantes representam um grave problema para a saúde pública e vivem em situação de risco, sujeitos à fome, desnutrição, doenças, atropelamento, envenenamento e outras formas de abuso.”

Na Indicação 1168/2020, David Soares sugere um banco de dados online com imagens e informações sobre os animais. “Os dados ficariam disponíveis para consulta, com indicação de suas características básicas e localidade”, explica.

“A implementação e atualização de dados do cadastro poderia ser realizada por meio de parceria dos órgãos competentes com sociedades protetoras de animais, lojas destinadas a venda de produtos animais [pet shops], clínicas e hospitais veterinários.”

Clique aqui para opinar sobre a indicação.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *