Deputado sugere mudança que facilita uso de cães na caça ao javali

“Há mais variações entre os estados, o que onera sobremaneira os colaboradores [em referência aos caçadores], que têm que pagar pelas renovações e que contam, muitas vezes, com, pelo menos, 20 cães” (Foto: Acervo PTB/Getty)

Visando facilitar o uso de cães na caça ao javali no Brasil, o deputado federal Ronaldo Santini (PTB-RS) encaminhou ontem (8) ao poder executivo uma sugestão de alteração na norma que exige atestado sanitário para o transporte de cães com essa finalidade.

Embora o governo federal não tenha estabelecido uma validade para os atestados, estados como Santa Catarina e Paraná exigem que sejam revalidados a cada 10 e 20 dias. No entanto, Santini alega que o custo é muito elevado para quem utiliza cães visando o “controle” de javalis.

Por isso, na Indicação 1075/2020, ele defende intervenção do governo federal para que os atestados tenham validade de pelo menos um ano. “Há mais variações entre os estados, o que onera sobremaneira os colaboradores [em referência aos caçadores], que têm que pagar pelas renovações e que contam, muitas vezes, com, pelo menos, 20 cães.”

Vale lembrar que o uso de cães e armas brancas na caça de javalis é permitido no Brasil desde o dia 25 de março de 2019, com a vigência da Instrução Normativa Nº 12, que alterou a IN Nº 3, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

4 respostas

  1. Bom dia, agradeço o seu esforço por nois , uma sugestão porque caçador legalizado tem que enviar e-mail a patran avisando que tá indo fazer o manejo e a hora que está saindo da fazenda também os lavoreiros vejam os javalis fazendo dano e na hora eles ligam pra o caçador ,mas eu tenho que pedir permissão primeiro pra sair a caça , até eu vou receber que está ok ,,,,,já foi

  2. Finalmente alguém para olhar por nós caçadores que estamos sendo perseguidos com essa nova Lei de maus tratos que foi aprovada estamos sendo julgados por políciais estamos a mercer do “bom senso” tô vendo pai de família sendo preso, com frequência nas redes sociais, acredito eu que a aplicação de multas em alguns casos resolveria, a Lei está cheia de “brechas”

  3. Entendo que também deveria ser mudado ou esclarecido é a questão de maus tratos dos cães. Os cães que caçam javalis correm o risco de se ferir, como pode acontecer com qualquer pessoa que vai ao trabalho. Maus tratos deveria ser considerado se o dono não prestasse o atendimento necessário para tratar do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *