Dicas fáceis que aproximam qualquer um do veganismo

Até quem diz que não tem interesse em se tornar vegano pode implementá-las para reduzir o consumo de produtos de origem animal e também para economizar

Mesmo que você não se importe, abdicar de ingredientes de origem animal é um caminho também para beneficiar os animais (Foto: iStock)

Há uma série de dicas fáceis e mudanças bem simples de hábitos de consumo que podem aproximar qualquer pessoa do veganismo. Até quem diz que não tem interesse em se tornar vegano pode implementá-las para reduzir o consumo de produtos de origem animal e também para economizar.

Comece a ler rótulos nos mercados

Por exemplo, se você começar a ler os rótulos dos produtos nos mercados, ou pesquisar a respeito na internet, vai se surpreender com a quantidade deles que trazem ingredientes de origem animal, mesmo quando esses produtos têm versões ou equivalentes sem esses ingredientes.

Isso vai desde o macarrão até os adoçantes, produtos de limpeza e artigos de higiene pessoal, entre outros. E se eu te dissesse que esses produtos com ingredientes de origem animal podem custar até mais caro?

Pense agora no macarrão com ovos, nos pães para sanduíches com soro de leite ou albumina, nos achocolatados com leite integral em pó, assim como muitos biscoitos com leite ou caseína – são ingredientes que também geram custos ao consumidor final.

Produtos mais baratos sem nada de origem animal

Por outro lado, você pode encontrar facilmente esses tipos de produtos custando menos sem nada de origem animal, e muitos porque demandam menos ingredientes na formulação.

Inúmeras dessas opções estão à disposição do consumidor há muito tempo, mas podem passar batidas porque não têm tanto investimento em marketing, e assim as pessoas tendem a crer, com base no senso comum ou desconhecimento, que são produtos inferiores.

Laticínios e ovos têm derivados espalhados por uma infinidade de produtos. São realmente necessários? Não, senão não teríamos equivalentes sem esses ingredientes. Que tal experimentar escolher aqueles que não têm laticínios e ovos?

É uma mudança rápida e fácil que você pode experimentar implementar quando for ao mercado, até porque não ter esses ingredientes não implica em menor qualidade. Muito pelo contrário. Mas isso você descobrirá e aprenderá com a experiência, se der uma chance para essa mudança.

Aperfeiçoe seus hábitos de consumo

Isso te permite também um aperfeiçoamento dos seus hábitos de consumo e envia uma mensagem de que você se importa e reflete sobre os ingredientes que fazem parte de um produto.

Pergunte-se: “Por que devo consumir tantos ingredientes de origem animal? Por quê? Por que quase tudo que consumo tem derivados de leite ou de ovos?”

Você não é obrigado a aceitar tudo que está ali na formulação de um produto que de repente caiu no gosto da população apenas por costume, em decorrência de uma boa campanha publicitária ou de um bom trabalho de marketing.

Claro, mesmo que você não se importe, abdicar desses ingredientes de origem animal é um caminho também para beneficiar os animais; e se sua intenção é ser vegano, melhor ainda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here