Esta semana, o grupo de mídia Euronews destacou os benefícios de uma dieta à base de vegetais, citando que “pessoas que seguem uma dieta vegana podem ser mais produtivas”.
A afirmação foi feita com base em uma pesquisa encomendada pela empresa britânica de catering e delivery City Pantry. O resultado diz que as proteínas de origem vegetal estão entre os melhores alimentos para estimular a atividade cerebral e o bom humor.
A pesquisa aponta que a falta de motivação para realizar atividades cotidianas pode ser influenciada pelo que comemos, e cita carnes e queijos ultraprocessados como produtos que podem levar a isso, assim como consumir muitos alimentos de alto índice glicêmico ou calorias vazias.
Também frisa, referenciando a Dra. Uma Naidoo, especialista em nutrição da Escola de Medicina da Universidade Harvard, que os alimentos de origem vegetal são comumente associados a níveis mais baixos de inflamação que permitem que nosso cérebro gaste menos energia.
Além das leguminosas, a Dra. Uma Naidoo recomenda o consumo de alimentos ricos em polifenóis, como oleaginosas, chocolate amargo, couve-flor, cenoura, pimenta vermelha, repolho, orégano, brócolis, cebola, alho e vinagre de maçã.
Segundo a especialista, esses alimentos atuam como uma ferramenta fundamental para manter o corpo e a mente funcionando bem por meio da estabilização da insulina e regulação da microbiota intestinal, entre outros benefícios. Ela também sugere consumir abacate e azeite extravirgem para quem precisa melhorar o foco em atividades diárias.
“A gordura é um componente chave para a saúde mental. Seu cérebro é feito de 60% de gordura e, para ter o melhor desempenho, também requer um suprimento constante de ácidos graxos ômega-3 [que pode ser proveniente de linhaça, chia, algas, etc].”
A publicação classifica esses ganhos em saúde como apenas um dos benefícios para as pessoas adotarem uma dieta à base de vegetais.
“Se a população global se tornasse vegana, as emissões relacionadas aos alimentos cairiam 70% até 2050, de acordo com a Universidade de Oxford”, cita em referência a um estudo do pesquisador Joseph Poore.
“Uma dieta vegana é provavelmente a melhor maneira de reduzir seu impacto no planeta Terra, não apenas os gases de efeito estufa, mas a acidificação global, eutrofização, uso da terra e uso de água”, sustenta Poore.
Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…
No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…
No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…
Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…
Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…
Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…
Visualizar comentários
Então é por isso que veganos pensam com o coração quando se compadecem dos animais.