Dieta à base de vegetais pode ser mais benéfica ao cérebro

Foto: iStock

Esta semana, o grupo de mídia Euronews destacou os benefícios de uma dieta à base de vegetais, citando que “pessoas que seguem uma dieta vegana podem ser mais produtivas”.

A afirmação foi feita com base em uma pesquisa encomendada pela empresa britânica de catering e delivery City Pantry. O resultado diz que as proteínas de origem vegetal estão entre os melhores alimentos para estimular a atividade cerebral e o bom humor.

A pesquisa aponta que a falta de motivação para realizar atividades cotidianas pode ser influenciada pelo que comemos, e cita carnes e queijos ultraprocessados como produtos que podem levar a isso, assim como consumir muitos alimentos de alto índice glicêmico ou calorias vazias.

Também frisa, referenciando a Dra. Uma Naidoo, especialista em nutrição da Escola de Medicina da Universidade Harvard, que os alimentos de origem vegetal são comumente associados a níveis mais baixos de inflamação que permitem que nosso cérebro gaste menos energia.

Além das leguminosas, a Dra. Uma Naidoo recomenda o consumo de alimentos ricos em polifenóis, como oleaginosas, chocolate amargo, couve-flor, cenoura, pimenta vermelha, repolho, orégano, brócolis, cebola, alho e vinagre de maçã.

Outros benefícios 

Segundo a especialista, esses alimentos atuam como uma ferramenta fundamental para manter o corpo e a mente funcionando bem por meio da estabilização da insulina e regulação da microbiota intestinal, entre outros benefícios. Ela também sugere consumir abacate e azeite extravirgem para quem precisa melhorar o foco em atividades diárias.

“A gordura é um componente chave para a saúde mental. Seu cérebro é feito de 60% de gordura e, para ter o melhor desempenho, também requer um suprimento constante de ácidos graxos ômega-3 [que pode ser proveniente de linhaça, chia, algas, etc].”

A publicação classifica esses ganhos em saúde como apenas um dos benefícios para as pessoas adotarem uma dieta à base de vegetais.

“Se a população global se tornasse vegana, as emissões relacionadas aos alimentos cairiam 70% até 2050, de acordo com a Universidade de Oxford”, cita em referência a um estudo do pesquisador Joseph Poore.

“Uma dieta vegana é provavelmente a melhor maneira de reduzir seu impacto no planeta Terra, não apenas os gases de efeito estufa, mas a acidificação global, eutrofização, uso da terra e uso de água”, sustenta Poore.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *