Dieta à base de vegetais reduz uso de medicamentos entre idosos

Foto: Food Network

De acordo com um estudo publicado em outubro no American Journal of Lifestyle Medicine, a adoção de uma boa dieta à base de vegetais tem reduzido o uso de medicamentos entre idosos.

A conclusão é baseada em uma pesquisa conduzida nos EUA pelo Drayson Center, da Universidade Loma Linda, na Califórnia, que comparou os padrões dietéticos com o número de comprimidos consumidos por 328 idosos.

Aqueles que adotaram uma dieta à base de vegetais, em média, utilizam 58% menos medicamentos em comparação com os participantes que têm uma dieta convencional, ou seja, com alimentos de origem animal.

Importância de uma boa dieta

Segundo o estudo, o aumento da ingestão de fibras e a redução da ingestão de gorduras saturadas associadas a uma boa dieta à base de vegetais melhoram os níveis de açúcar no sangue, a pressão arterial, o peso e o colesterol, entre outros benefícios.

“Nossos resultados mostram que uma alimentação saudável, especialmente uma dieta vegana, pode levar a um consumo reduzido de medicamentos, seja por prevenir o desenvolvimento de fatores de risco e/ou doenças cardiovasculares ou por ajudar no controle de tais condições.”

A pesquisa visa chamar a atenção para importantes mudanças que possam contribuir para minimizar a chamada “polifarmácia” entre idosos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) a define como o uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos com ou sem prescrição médica por uma pessoa.

Referência

Dos Santos H, Gaio J, Durisic A, Beeson WL, Alabadi A. The Polypharma Study: association between diet and amount of prescription drugs among seniors. Am J Lifestyle Med. Published online October 20, 2021. doi: 10.1177/15598276211048812

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *