Dieta vegetariana pode ajudar a reduzir o risco de câncer

Barnard: “A boa notícia é que o relatório destaca os estilos de vida que podem reduzir o risco de câncer, incluindo uma dieta vegetariana” (Foto: Divulgação)

Publicado recentemente, um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer em parceria com o Instituto Americano Para Pesquisa do Câncer destaca que uma dieta rica em vegetais é uma boa forma de reduzir os riscos de câncer.

“A boa notícia é que o relatório destaca os estilos de vida que podem reduzir o risco de câncer, incluindo uma dieta vegetariana”, comenta o médico Neal Barnard, presidente do Comitê Médico pela Medicina Responsável dos Estados Unidos.

Intitulado “Diet, Nutrition, Physical Activity and Cancer: a Global Perspective”, o relatório, que surgiu com o objetivo de criar um projeto global para a prevenção do câncer, é baseado em uma análise de dados de 51 milhões de pessoas.

“Os pesquisadores descobriram fortes evidências de que consumir carne vermelha e carne processada aumentam o risco de câncer colorretal. Eles também descobriram que há evidências de que o consumo de produtos lácteos pode aumentar o risco de câncer de próstata. O relatório observa que o excesso de peso e a obesidade estão ligados a 12 tipos diferentes de câncer”, enfatiza Barnard.

Levando em conta a importância do relatório, o médico decidiu citar alguns pontos que considera os mais destacáveis do trabalho:

“Baseando nossa dieta em alimentos vegetais (como vegetais, frutas, grãos integrais e feijões), que contêm fibras e outros nutrientes, podemos reduzir o risco de contrair câncer. Os alimentos vegetais são boas fontes de substâncias fitoquímicas, que podem ajudar a proteger as células do corpo de danos que podem levar ao câncer. A evidência sobre carne processada e câncer é clara. Os dados mostram que nenhum nível de ingestão [de carne processada] pode ser confiavelmente associado à ausência de risco”. Essas últimas informações foram repassadas pelo professor Martin Wiseman, do Fundo Mundial de Pesquisas do Câncer, sediado no Reino Unido.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *