Dieta vegetariana pode ajudar a reduzir o risco de câncer

Barnard: “A boa notícia é que o relatório destaca os estilos de vida que podem reduzir o risco de câncer, incluindo uma dieta vegetariana” (Foto: Divulgação)

Publicado recentemente, um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer em parceria com o Instituto Americano Para Pesquisa do Câncer destaca que uma dieta rica em vegetais é uma boa forma de reduzir os riscos de câncer.

“A boa notícia é que o relatório destaca os estilos de vida que podem reduzir o risco de câncer, incluindo uma dieta vegetariana”, comenta o médico Neal Barnard, presidente do Comitê Médico pela Medicina Responsável dos Estados Unidos.

Intitulado “Diet, Nutrition, Physical Activity and Cancer: a Global Perspective”, o relatório, que surgiu com o objetivo de criar um projeto global para a prevenção do câncer, é baseado em uma análise de dados de 51 milhões de pessoas.

“Os pesquisadores descobriram fortes evidências de que consumir carne vermelha e carne processada aumentam o risco de câncer colorretal. Eles também descobriram que há evidências de que o consumo de produtos lácteos pode aumentar o risco de câncer de próstata. O relatório observa que o excesso de peso e a obesidade estão ligados a 12 tipos diferentes de câncer”, enfatiza Barnard.

Levando em conta a importância do relatório, o médico decidiu citar alguns pontos que considera os mais destacáveis do trabalho:

“Baseando nossa dieta em alimentos vegetais (como vegetais, frutas, grãos integrais e feijões), que contêm fibras e outros nutrientes, podemos reduzir o risco de contrair câncer. Os alimentos vegetais são boas fontes de substâncias fitoquímicas, que podem ajudar a proteger as células do corpo de danos que podem levar ao câncer. A evidência sobre carne processada e câncer é clara. Os dados mostram que nenhum nível de ingestão [de carne processada] pode ser confiavelmente associado à ausência de risco”. Essas últimas informações foram repassadas pelo professor Martin Wiseman, do Fundo Mundial de Pesquisas do Câncer, sediado no Reino Unido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here