Documentário disponível na 10ª Mostra Ecofalante discute relação humano-animal

Cattaneo sugere que seria benéfico para todo o ecossistema se mudássemos a maneira como pensamos sobre os animais (Foto: Divulgação)

Está disponível na 10ª Mostra Ecofalante, que termina no dia 14 de setembro, o documentário de 80 minutos “Res Creata”, que propõe uma discussão filosófica a respeito da relação humano-animal.

De acordo com a premissa do cineasta italiano Alessandro Cattaneo, os avanços tecnológicos e o desenvolvimento cultural perturbaram ainda mais o equilíbrio entre a humanidade e os outros animais.

O autor de “Res Creata” aponta que em vez de olharmos para as semelhanças que compartilhamos com as outras espécies nos concentramos nas diferenças.

O documentário que tem um caráter de ensaio visual parte da consideração de que a coexistência foi substituída pelo domínio e esquecemos que “vivemos em uma casa que não nos pertence”.

Cattaneo sugere que seria benéfico para todo o ecossistema se mudássemos a maneira como pensamos sobre os animais.

“Amava os animais, mas à distância”

Ele defende que os laços entre humanos e outros habitantes do reino animal não foram irreversivelmente quebrados, por mais crítica que seja a situação atual.

“Amava os animais, mas à distância. O filme foi uma exploração de um novo território quando começamos a filmar”, explica o cineasta italiano, acrescentando que a experiência permitiu que ele se sentisse mais próximo de muitos outros animais.

Após dirigir comerciais para famosas grifes, Alessandro Cattaneo dirigiu o seu primeiro longa-metragem, “Wide Blue Delivery”, de 2015, sobre a tripulação de um cargueiro que partiu da Itália para o continente africano.

No ano seguinte, ele lançou “Nuovo Alfabeto Umano”, sobre a vida de imigrantes em um campo de refugiados milanês.

Clique aqui para ter acesso à agenda de exibição do filme na 10ª Mostra Ecofalante.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *