Domingo tem festival vegano em BH

No domingo (7), das 11h às 18h, será realizado em Belo Horizonte (MG), no bairro Funcionários, o festival vegano Paraíso Veg, que reunirá cerca de 50 produtores e mais de 30 variedades de pratos. O evento ocorrerá na avenida Bernardo Monteiro, ao lado do Colégio Arnaldo – entre a avenida Brasil e a rua Timbiras.

“Teremos feijão tropeiro, acarajé, macarrão na chapa, espetinho de cogumelo, feijoada, hambúrgueres, sanduíches, pães caseiros, tortas doces e salgadas, queijos artesanais, falafel, moqueca de banana da terra, pão de queijo, salgados, coxinha de jaca, quiches, pizzas, quibe, empadinha, risole, geleias, bolos, chocolate, sucos, cervejas artesanais, drinks e kombucha”, cita o idealizador do evento, Rodrigo Oliveira.

Outra atração é a oficina de culinária com Theus Marcuci, que, além de músico, há dois anos é o cozinheiro do canal Theus Vegetais no YouTube, com foco em alimentação vegana acessível, além de abordar questões sobre o tema em suas redes sociais. Já a ONG BastAdotar marcará presença com animais resgatados – cães e gatos – para adoção responsável.

Segundo Oliveira, levar o festival para a rua é uma oportunidade de apresentar a todos os públicos a diversidade de pratos da culinária vegana, desmistificando a ideia de que a comida vegana não tem sabor.

“Pelo contrário, além de saborosa, é uma alimentação extremamente saudável, livre do sofrimento animal e ambientalmente correta”, frisa. Outro ponto citado como importante é a geração de trabalho e renda para os produtores a partir do festival.

“Nessas 30 edições tivemos mais de 200 produtores diferentes, gerando trabalho e renda para suas famílias. Por isso, a volta do festival depois de dois anos parado por conta da pandemia, e na rua, é sem dúvida uma excelente oportunidade para os expositores divulgarem seus produtos. Além, é claro, de promover o acesso à alimentação vegana, principalmente para quem não é adepto do veganismo”, ressalta Rodrigo Oliveira.

Música ao vivo

A música ao vivo será comandada pelo vocalista das bandas Chevette Hatch e Playmobils, Mario Mello, que interpretará um repertório de pop, MPB, rock, retrô e uma pitadinha de internacional, apresentando canções de nomes como Cássia Eller, Caetano, Gil, Lulu Santos, Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, Paralamas, Skank, Cidade Negra, O Rappa, Nando Reis, Raul Seixas, Djavan, Zé Ramalho, Fagner, Tim Maia e os clássicos consagrados mundialmente como Queen, Beatles, Eagles, REM, América, Seal, Simon & Garfunkel, Elton John e Peter Frampton. O músico, produtor musical e DJ Gedeon Antunes também é outra atração do festival, com um long set exclusivo e cheio de brasilidades.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *