Doria sanciona lei que institui “Dia do Vegano” em SP

Veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais (Foto: Kevin David)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sancionou ontem (3) a lei que institui o “Dia do Vegano”, a ser celebrado no estado no dia 1º de novembro.

A escolha da data, adotada como proposta legislativa pelo deputado Wellington Moura (PRB), segue o exemplo do “Dia Mundial do Vegano”, que surgiu na Inglaterra em 1994 , sendo comemorado no mundo todo, mas principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

A iniciativa pioneira e internacional foi da ativista vegana Lousie Wallis em celebração aos 50 anos de fundação da Vegan Society, organização que, por iniciativa do marceneiro inglês Donald Watson, criou o termo “vegan” em 1944 e definiu o veganismo como conhecemos hoje como filosofia de vida.

De acordo com a entidade, o veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais.

A definição vai ao encontro da proposição feita por Leslie J. Cross em 1949. Ele sugeriu que a bandeira da Vegan Society deveria ser o princípio da emancipação dos animais subjugados pelos seres humanos.

Ou seja, defender o fim do uso de animais como alimentos, commodities, atividades laborais, caça, vivissecção e as demais atividades que envolvem exploração animal.

Em 1979, a Vegan Society divulgou uma atualização dos objetivos do veganismo, citando que, além da alimentação e do vestuário livre da exploração animal, e da oposição aos produtos testados em animais, o veganismo também visa a promoção do desenvolvimento de alternativas que beneficiem humanos, animais e o meio ambiente.

A compaixão é apontada pela entidade como uma das principais razões pela escolha dessa filosofia de vida com viés moral e ético.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *