Drnovšek, um vegano que foi presidente da Eslovênia

“Temos grande quantidade de opções, alimentos vegetais bem variados que são o suficiente para as nossas necessidades” (Acervo: Visit Ljubljana)

“Comemos carne porque infelizmente fomos criados dessa forma. Mas me tornei vegetariano há anos e depois aderi ao veganismo. Temos grande quantidade de opções, alimentos vegetais bem variados que são o suficiente para as nossas necessidades.”

A declaração acima é parte de uma entrevista que Janez Drnovšek, ex-presidente da Eslovênia (2002-2007), concedeu à Revista Liberation of Animals, edição de janeiro de 2006, editada pela Sociedade pela Libertação e Direitos dos Animais da Eslovênia.

“Dei este passo seguindo um forte sentimento pessoal. Algumas pessoas acreditam que a alimentação vegana é limitada ou sem graça, e claro que isso não é verdade, já que pode ser bem diversificada.”

Drnovšek é apontado como um dos principais responsáveis pelo progresso da Eslovênia a partir de 1992, após o fim da Iugoslávia. Graças ao seu trabalho, o país entrou para a lista de nações com altos índices de desenvolvimento humano.

Além de projetos bem-sucedidos de reconstrução econômica, Janez Drnovšek fundou o Movimento para Justiça e Desenvolvimento Social da Eslovênia.

Com uma proposta de fortalecer a consciência humanitária, englobando também ações de defesa dos direitos animais, ele obteve grande aprovação por parte dos eslovenos.

Drnovšek também foi o segundo primeiro-ministro da Eslovênia (2000-2002) e 11° presidente da presidência da Iugoslávia (1989-1990).

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *