Duo vegano lança nesta terça clipe “Vaquejada é Tortura”

Irmãos Victor e Flávia Silveira fundaram o Carrapato’s em João Pessoa (PB) em 2011 (Foto: Divulgação)

Hoje (10), no Dia Internacional dos Direitos Animais, o duo punk vegano Carrapato’s, de João Pessoa (PB), lançou o clipe da música “Vaquejada é Tortura”, dirigido por Ely Marques, cineasta que tem no currículo dezenas de filmes de curta e longa-metragem.

O clipe, que instiga reflexão sobre a importância de não explorarmos os animais, propondo a manutenção da consciência ética, traz cenas do filme “Sob Céu Nordestino” do cineasta paraibano Walfredo Rodrigues, que apresenta a cultura e as atividades econômicas da Paraíba.

“Com cenas das antigas vaquejadas, a ideia é mostrar o contraste dessa atividade com os dias de hoje, e o quanto isso é retrógrado em comparação à atualidade, levando em conta o conhecimento que possuímos hoje sobre os direitos animais”, explicam os irmãos Victor e Flávia Silveira, que fundaram o Carrapato’s em 2011.

De lá pra cá, eles lançaram em 2015 uma demo do projeto Punk Caipira, com músicos de rua, e que recebeu o nome de “CD Pirata Original”. Em 2017, concluíram o álbum ao vivo “Isso é Carrapato’s Porra”. Já em 2019, em comemoração aos oito anos do duo, foi lançado o EP “Chegou a Hora”.

“Assim como inúmeros abusos cometidos contra determinados grupos sociais e minorias são parte de uma cultura de exploração que devemos abolir, a exploração animal também não cabe mais em nossa sociedade diante da já sabida senciência de animais não humanos, fazendo deles assim sujeitos morais, de direitos, capazes de sentir e sofrer”, reforçam.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *