DxE vai a tribunal para lutar pelo direito de resgatar animais dos matadouros

“Se eu vencer no tribunal, será uma vitória para todos nós” (Foto: DxE)

Um dos fundadores da rede de defesa dos direitos animais Direct Action Everywhere (DxE), o advogado Wayne Hsiung informou hoje que recentemente estudando as leis que envolvem o resgate de animais nos Estados Unidos, ele descobriu algo que pode fortalecer a luta pelos direitos animais:

“Os cidadãos comuns podem ter o direito legal de resgatar dos matadouros os animais que estão em evidente sofrimento. Agora, vou ao tribunal para evocar este crucial princípio legal. Se eu vencer, será uma vitória para todos nós – e para cada animal a espera de alguém para salvá-los”, garante Hsiung, ex-professor de direito da Universidade Northwestern, situada em Illinois, nos Estados Unidos, que trocou o ambiente acadêmico pelo ativismo a favor dos animais.

A vitória de Hsiung pode abrir um precedente para que nos EUA os ativistas não sejam mais criminalizados ao invadirem instalações privadas para salvarem animais criados para consumo que trazem evidentes sinais de abusos em seus corpos. Embora isso não resolva a situação de todos os animais mortos diariamente e reduzidos a produtos ou meios para um fim, a ação pode permitir que qualquer cidadão comum tome uma atitude que comece a mudar a forma como nos relacionamos com os animais e os negligenciamos.

Em novembro do ano passado, o DxE resgatou 100 perus da fazenda da Norbest LLC, uma subsidiária da Pitman Family Farms, de Utah. Também foi no ano passado que alguns ativistas do Direct Action Everywhere compareceram ao tribunal após serem acusados de invadirem uma fazenda industrial em Mildford, no condado de Beaver, em Utah. Na ocasião, eles resgataram dois leitões doentes. 

No entanto, o gabinete do procurador-geral de Utah fez outra leitura do episódio. A procuradoria acusou Wayne Hsiung, Paul Picklesimer, Samer Masterson, Andrew Sharo e Jonathan Frohnmayer de arrombamento e roubo de animais – qualificados como crimes de segundo grau. Com exceção de Masterson, os outros ativistas também foram acusados de tumulto, delito tipificado como classe A. São implicações como essa que Hsiung pretende evitar levando a questão do direito ao resgate aos tribunais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *