E se você fosse um frango criado para o abate?

Esses animais são mortos com idade que pode variar de 30 a 45 dias. O que significa um mês ou um mês e meio para nós? (Fotos: Andrew Skowron)

Em apenas 60 minutos, e com base em dados do IBGE, mais de 694 mil frangos são abatidos no Brasil, depois de criados e submetidos a uma vida de exploração apenas para satisfazer hábitos de consumo. Esses animais são mortos com idade que pode variar de 30 a 45 dias. O que significa um mês ou um mês e meio para nós?

Para os frangos, isso representa um ciclo de vida que consiste em chegar ao mundo, ser subjugado e ganhar tanto peso em pouco tempo que é inevitável não sofrer em decorrência do rápido desenvolvimento de músculos, ossos e órgãos.

Imagine os distúrbios metabólicos, problemas respiratórios, calcificação e deformação dos ossos que podem surgir em consequência disso. Há iminência até mesmo de problemas cardíacos num prazo tão curto.

Depois, quando os frangos atingem o peso ideal, são enviados para a área de abate (matadouro), onde recebem choques (eletronarcose) para redução de resistência e contração muscular. Então são submetidos à sangria – degola realizada enquanto o frango respira e o sangue se esvai.

Você sabia que em condições normais o coração de um frango bate até 300 vezes por minuto? São essas aves que encontramos já sem vida, inteiras ou em partes, nos açougues e bandejas dos supermercados – como se jamais tivessem existido.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *