Eline Bélier e convidados lançam música sobre a exploração dos jumentos

“O bicho homem se supera sempre e mais no quesito crueldade contra os animais” (Fotos: Divulgação)

A cantora e compositora Eline Bélier, em parceria com a letrista Magali Narciso Fortes e os músicos Pablo Moura e Maicira Trevisan, lançou no final de semana a música “Deixe em Paz o Jumento”, que chama a atenção para a triste realidade dos jumentos que, historicamente além de serem explorados no transporte de cargas, também estão sendo enviados para os matadouros, tanto do Brasil quanto de outros países.

“O bicho homem se supera sempre e mais no quesito crueldade contra os animais, e vai amargando a justiça da lei de retorno. Um dia vai aprender”, enfatiza Eline, que em homenagem a esses animais que há muito tempo se tornaram parte da cultura brasileira, lançou um xaxado, ritmo musical típico do Nordeste, onde está a maior concentração de jumentos no Brasil.

Segundo a compositora, a música foi criada especialmente para os ativistas que estão à frente da campanha em defesa dos jumentos, visando evitar que eles sejam enviados para os matadouros e reduzidos a pedaços de carne depois de uma vida de servidão.

“Espero que gostem e nos ajudem a divulgar a música para espalharmos a mensagem de alerta e compaixão que ela expressa”, destaca Eline que é vegana e já compôs diversas músicas a favor dos direitos animais.

A situação dos jumentos e dos burros é preocupante em todo o mundo. A organização Donkey Sanctuary informa que atualmente, de um total de 44 milhões de asininos (subespécie que inclui jumentos e burros), milhões já estão sendo abatidos porque estão perdendo o seu espaço enquanto personagens que, embora explorados, antes pelo menos eram vistos como parte de um contexto familiar e social, mesmo que limitado. Hoje, com a possibilidade de destruição dessa identidade ao reduzir os jumentos a fonte de alimentos e produtos, caminha-se para um novo nível de objetificação desnecessária de mais uma espécie animal.

Para ouvir a música “Deixe em Paz o Jumento”, de Eline Bélier, acesse: soundcloud.com/eline-b-lier/deixe-em-paz-o-jumento/s-8Zi5p

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here