Em oito estados brasileiros, geração de gases de efeito estufa supera média dos EUA

Desmatamento e queimadas associados à agropecuária são determinantes para elevar a quantidade de toneladas de gases por habitante ao ano (Foto: Jonne Roriz)

De acordo com dados divulgados este mês pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG 7), oito estados brasileiros superam a geração média de gases de efeito estufa emitidos pelos cidadãos dos EUA. Enquanto a média mundial é de 7,2 toneladas por habitante ao ano, no Brasil o número sobe para 9,3.

Já nos EUA, chega a 18. No entanto, aqui, estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ultrapassam a média de 18 toneladas de gases por habitante/ano. O motivo é que esses estados são os que registram maiores índices de desmatamento e em consequência contabilizam grande volume de emissões associadas à agropecuária.

“No Brasil, o recordista em emissões per capita [até agora] é o Mato Grosso, com 85 toneladas/habitante/ano”, destaca o Observatório do Clima.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *