Empresa denunciada por crueldade contra frangos no Reino Unido pertence à JBS

As primeiras denúncias contra a Moy Park este ano surgiram por iniciativa da organização Animal Equality (Imagens: Reprodução)

Em junho, a britânica Moy Park, fornecedora das grandes redes de supermercados Tesco e Sainsbury’s, foi denunciada por crueldade contra frangos no Reino Unido. Já no mês passado, a mesma empresa se viu em outra polêmica quando os jornais ingleses divulgaram que milhares de frangos estavam morrendo de calor em seus aviários.

No entanto, o que não foi divulgado nas duas ocasiões é que a Moy Park é uma empresa que pertence à Pilgrim’s Pride, dos Estados Unidos, uma subsidiária da brasileira JBS, que detém 78% de participação na empresa.

As primeiras denúncias contra a Moy Park este ano surgiram por iniciativa da organização Animal Equality, que conduziu uma investigação ao longo de dois meses. O resultado desse trabalho foi compilado em um vídeo que mostra frangos extremamente jovens debilitados e agonizando até morrer em grandes galpões.

As imagens revelam animais incapazes de ficarem em pé em decorrência de graves ferimentos. Carcaças de aves também foram deixadas por dias juntas de outros animais que seriam abatidos. “Nos deparamos com pintinhos quase mortos, lutando para respirar com apenas dois dias de vida”, enfatizou a Animal Equality.

Já em julho, milhares de frangos foram encontrados mortos e amontoados do lado de fora dos barracões da Moy Park. Como noticiado pelo jornal britânico Lincolnite, os animais morreram durante uma onda de calor. Os funcionários da Moy Park alegaram que tentaram fazer de tudo, mas que não havia mais nada a ser feito.

“Esse clima louco fez isso com eles, por favor, não transforme isso em algo ruim”, pediu um dos funcionários ao jornalista Connor Creaghan. Os frangos comercializados pela Moy Park têm certificação da Red Tractor, que supostamente garante que os produtos sejam “rastreáveis, seguros e produzidos com cuidado”.

Um porta-voz da Moy Park disse que a empresa tem uma política de tolerância zero em relação a qualquer coisa que coloque em risco à saúde e o bem-estar dos animais, e que estão avaliando tudo que foi denunciado no vídeo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here