Empresa francesa lança mochilas de “couro de cortiça”

Segundo os irmãos Ary e Jonathan Ohayon, fundadores da marca, a intenção também é dar o exemplo para a indústria da moda, mostrando que há alternativas mais éticas (Fotos: Divulgação)

Após um período de busca e desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, o que inclui a abstenção de matéria-prima de origem animal, a marca francesa Arsayo está lançando uma linha de mochilas feitas com uma alternativa ao couro feita de cortiça.

Além desse material, os produtos têm um interior forrado com algodão orgânico que traz certificação de boa procedência. Segundo os irmãos Ary e Jonathan Ohayon, fundadores da marca, a intenção também é dar o exemplo para a indústria da moda, mostrando que há alternativas mais éticas, que não dependem da matança de animais ou de qualquer tipo de exploração nas relações de produção e consumo.

Eles garantem que a colheita de cortiça é feita de forma sustentável, sem prejudicar as árvores. Também destacam que a extração permite que as árvores ampliem a capacidade de absorção de CO2, o que, segundo Ary e Jonathan, favorece o processo de regeneração da casca.

Eles estimam que árvores que passam pela extração sustentável de cortiça podem absorver de três a cinco vezes mais dióxido de carbono – o que apontam como benéfico para o meio ambiente. Além disso, para oferecer aos consumidores um produto que qualificam como mais acessível, os irmãos optaram por lançar o produto no mercado por pré-venda e a partir do site da empresa.

“Com o sistema de pré-encomenda, só produziremos de acordo com a demanda e como eliminamos os intermediários, você pagará menos.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *