Empresa ajudará pecuaristas a trocarem o leite pela aveia

Helena Lumme e Mika Manninen querem transformar produtores de leite em fornecedores de aveia orgânica (Fotos: Divulgação)

A startup alimentícia Hälsa Foods, que produz alternativas aos laticínios, anunciou hoje (11) que ajudará pecuaristas dos EUA a trocarem o leite pela produção de aveia orgânica.

Fundada por Helena Lumme e Mika Manninen, a startup tem investido em aveia na Escandinávia e com pegada hídrica zero. No entanto, eles querem estimular produtores de leite dos EUA a aprenderem o método escandinavo de produção de aveia – assim beneficiando tanto os produtores quanto a empresa.

Para garantir que o processo de transição seja bem-sucedido, a Hälsa está contando com uma equipe que inclui também produtores escandinavos, pesquisadores e especialistas em meio ambiente.

Eles irão elaborar um guia e produzir um vídeo que permita a implantação do sistema da melhor forma possível. Entre as vantagens da produção de aveia está o fato de que o cereal requer bem menos água que outras culturas.

“A aveia é um dos ingredientes mais ecológicos para a produção de leites à base de plantas e outros produtos. Atualmente, estamos importando nossa aveia orgânica da Escandinávia, porque não conseguimos encontrar a qualidade que atenda ao nosso padrão nos Estados Unidos”, informam.

E acrescentam: “Ao mesmo tempo, as fazendas de laticínios dos EUA estão enfrentando dificuldades devido à queda nas vendas de leite. Então pensamos: por que não apresentar uma solução que beneficie a nós e ao nosso planeta?”

Iogurte orgânico à base de aveia

Em 2019, a Hälsa Foods lançou um iogurte orgânico à base de aveia e mirtilo, e sem qualquer ingrediente de origem animal. O Hälsa Oatgurt segue a tradição escandinava de utilização da aveia para as mais diversas finalidades, e é oferecido nos sabores mirtilo, morango, manga e uva, embora o primeiro já esteja despontando como o preferido dos consumidores.

O diferencial do produto baseado em aveia integral fermentada, suco natural de frutas, proteína de ervilha e culturas vivas é que a matéria-prima utilizada é livre de herbicidas.

“A aveia integral é um dos grãos mais saudáveis, mas a maioria dos leites de aveia se resume à água fortificada. Desenvolvemos um processo de fabricação que mantém intactos todos os benefícios nutricionais”, garante a CEO da marca, Helena Lumme.

Esse não é o primeiro produto da Hälsa no mercado norte-americano. Em 2011, Helena e Mika lançaram um shake à base de aveia. No entanto, o produto parou de ser produzido porque elas não conseguiram financiamento para continuarem a produção.

Porém, com o crescimento da demanda por produtos sem ingredientes de origem animal, hoje a realidade é outra. E a percepção que as pessoas têm de produtos à base de aveia também está mudando.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *