Empresas de produtos vegetarianos e veganos se juntam e criam organização para fortalecer o segmento no Canadá

Atualmente, todas as empresas que compõem a PBFA estão avaliadas em um valor total de três bilhões de dólares

Empresas de produtos vegetarianos e veganos do Canadá recentemente tomaram uma atitude para fortalecer o segmento de produtos livres de ingredientes de origem animal – se juntaram e criaram a Plant-Based Foods of Canada (PBFA), que é uma organização que prevê a consolidação e o apoio aos interesses regulamentares e de mercado dessas empresas. Além disso, é uma forma de não se deixar intimidar pelo lobby da indústria agropecuária. Atualmente, todas as empresas que compõem a PBFA estão avaliadas em um valor total de três bilhões de dólares.

“Chegou a hora da indústria de alimentos à base de plantas fortalecer a sua voz coletiva no Canadá. Nos próximos cinco a dez anos, veremos um rápido crescimento do interesse e do consumo de alimentos à base de plantas. [Na realidade], já está acontecendo”, informa Beena Goldenberg, associada da entidade e CEO da Hain Celestial Canada.

No início do ano, o Canadá começou a investir em um sistema alimentar que se volta mais para alimentos à base de plantas do que de animais. Também criou um programa federal para investir centenas de milhões de dólares de um fundo de 950 milhões. Sobre o assunto, Frank Hart, chairman da Protein Industries Canada Group, disse a CTV News Canada que os fundos foram usados primeiro no desenvolvimento de novos alimentos a partir de sementes de linhaça, cânhamo, aveia e leguminosas. “É um mercado que espera se expandir de forma significativa”, disse Hart.

Gordon Bacon, CEO da Pulse Canada, explicou que os consumidores estão cada vez mais interessados em alimentos à base de plantas, o que tem relação com o crescimento do número de vegetarianos, veganos e de pessoas que querem consumir cada vez menos alimentos de origem animal. “É uma combinação de uma mudança no sistema de processamento, uma mudança na consciência do consumidor e também uma mudança de custos”, declarou Bacon. Ele explicou que até mesmo empresas que até então só produziam alimentos baseados em carnes, ovos e laticínios estão investindo nesse mercado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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