Escola Internacional Alemã, a primeira escola vegana da Índia

Escola situada em Chennai se tornou vegana em outubro de 2016 (Foto: Divulgação)

A Escola Internacional Alemã, de Chennai, no estado indiano de Tâmil Nadu, se tornou a primeira escola vegana da Índia em outubro de 2016. O motivo? Contribuir com o meio ambiente, fazer oposição à exploração animal e estimular a compaixão. “A única maneira de ser uma comunidade verdadeiramente verde – e compassiva – é escolher o veganismo”, defende a direção da escola em seu site, acrescentando que a forma como criamos os animais é responsável por muitos problemas humanos e ecológicos.

De acordo com a escola, se já temos um bilhão de pessoas sem ter o que comer, o que podemos esperar dentro de 50 anos se continuarmos nesse ritmo? “A urgência de repensar nossa relação com os animais é extrema”, destaca e acrescenta que as crianças que seguem uma dieta vegetariana geralmente comem mais frutas, vegetais e fibras, e menos gordura e colesterol, o que pode reduzir os riscos de doenças crônicas e doenças relacionadas ao peso”, frisa.

Em um dia típico na Escola Internacional Alemã, os alunos têm à disposição uma grande variedade de frutas frescas e secas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas e sementes – além de quinoa, lentilhas, diversos tipos de feijão, seitan, sementes de cânhamo, etc. “Há centenas de pesquisas e casos médicos que provam que não há necessidade de consumir produtos de origem animal para garantir uma nutrição equilibrada”, informa.

Desde que se tornou vegana, a escola de Chennai, que oferece educação para crianças com idade a partir de um ano e meio até a conclusão do equivalente ao ensino médio, tem pautado o seu trabalho na inteligência ética, social, moral e pessoal. A instituição garante que o veganismo está muito além das refeições oferecidas aos alunos, que são baseadas em alimentos frescos e produzidos localmente – faz parte de todos os aspectos da vida escolar.

A sustentabilidade também é apontada como uma prioridade. Além de projetos de reciclagem, os alunos desenvolvem projetos de uso de energia, água, descarte de resíduos, biodiversidade e perspectiva global: “Encontramos o veganismo e a dieta vegetariana como a solução. Criar animais para a produção de alimentos é a maior fonte de destruição causada pelo homem ao meio ambiente. Como nosso futuro depende da proteção à saúde e bem-estar de nossos filhos e do planeta, devemos educar as novas gerações com habilidades para resolver os problemas ambientais globais que enfrentamos.”

Saiba Mais

Embora a Índia seja conhecida pelo respeito aos animais, seja de viés religioso ou não, inclusive tendo desenvolvido em 2017 um projeto de disciplina curricular que incentiva o respeito aos animais, ainda assim a Escola Internacional Alemã é considerada a primeira escola vegana do país.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *