Estocolmo ganhará máquinas de venda automática de alimentos veganos

Até o final de 2020, Estocolmo, na Suécia, ganhará dez máquinas de venda automática de alimentos veganos. Entre os produtos oferecidos estarão wraps, saladas, snacks e bebidas. A intenção, segundo a startup Veat Foods, é aproximar ainda mais os suecos das opções veganas.

Os recursos para o desenvolvimento e instalação das máquinas vieram após uma arrecadação equivalente a pouco mais de R$ 3,1 milhões em uma rodada de investimentos. A startup já havia instalado uma máquina em Estocolmo, mas até então apenas de maneira experimental.

Máquinas nos EUA e na Inglaterra

Outros países também já contam com máquinas de venda automática de produtos veganos. Um exemplo é a Vegan FroYo Xpress, desenvolvida pelos estudantes de engenharia industrial Marek Davis, Aarti Panda e Henry Berkemeier, da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos. Lançada em 2018, a máquina oferece frozen yogurt.

Outro exemplo é a empresa britânica Vegan Vend, que já instalou máquinas de venda automática em Bristol, no sudoeste da Inglaterra. A iniciativa começou a decolar depois que a startup arrecadou recursos por meio de uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter.

Entre os produtos oferecidos estão sanduíches de grão-de-bico e salsicha vegana, pakora, shortbread (biscoito escocês) e torta bakewell.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *