Estudo revela desconhecidos impactos do desmatamento

Mudanças podem impactar cada vez mais na vida de espécies que dependem dos ambientes de água doce (Foto: Shutterstock)

Um estudo intitulado “Propriedades de captação e composição fotossintética das comunidades de plantas de água doce”, publicado recentemente pela revista científica Science, revela como as ações humanas, incluindo desmatamento e mau uso da terra, estão prejudicando os ambientes de água doce:

“Alterações antropogênicas como consequência do desmatamento, uso da terra, aplicação de fertilizantes com nitrato e redução da deposição de ácido atmosférico estão causando aumentos em larga escala nas concentrações de bicarbonato”, informa o estudo, acrescentando que o HCO3 é essencial para a fotossíntese de muitas plantas aquáticas, assim como o dióxido de carbono (CO2).

No entanto, com as elevadas quantidades de bicarbonato haverá mudanças na composição das espécies, e aquelas incapazes de se adaptarem sofrerão as consequências, que podem ser devastadoras, afetando também a vida de muitas espécies de animais que dependem dos ambientes de água doce, e até mesmo a nossa.

O trabalho foi considerado um avanço por abrir caminho para estudos dos futuros impactos das mudanças globais na biodiversidade de ambientes de água doce e no seu funcionamento ecossistêmico.

“O estudo destaca a necessidade de desenvolver modelos para a dinâmica do carbono inorgânico dissolvido em água doce que vão além do foco principal nas emissões de CO2 para a atmosfera. Constitui um exemplo poderoso de ecologia integrativa em escalas espaciais e temporais e em diversos campos do conhecimento”, avalia outro artigo intitulado “Reunindo biogeoquímica com ecologia e evolução”, também publicado na revista Science.

Coautor do estudo, Ole Vestergaard, que é especialista em ecossistemas marinhos e de água doce do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) disse que as concentrações de bicarbonato e CO2 variam muito com a geologia da bacia hidrográfica.

“As mudanças antropogênicas estão afetando as concentrações de bicarbonato e de CO2, e isso pode alterar a composição das espécies das comunidades de plantas de água doce” alertou.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *