16,4 milhões de adultos nos EUA acreditam que o leite achocolatado vem de vacas marrons

Há uma desconexão da realidade baseada no desconhecimento (Fotos: Reprodução)

Uma pesquisa realizada nos EUA pelo Centro de Inovação em Laticínios revelou que 7% da população adulta dos Estados Unidos, ou seja, o equivalente a 16,4 milhões de pessoas, acredita que o leite achocolatado vem de vacas marrons. A pesquisa realizada em 2017 voltou a ser divulgada pelo jornal The Washington Post.

O fato é preocupante porque, além de fugir à lógica, revela como muitos consumidores não têm a mínima ideia da origem dos alimentos que consomem – simplesmente se alimentam ou fazem uso de produtos sem jamais se preocupar em saber do que é feito, como é produzido ou se podem desencadear problemas de saúde.

Mas essa não foi a primeira vez que uma pesquisa realizada nos EUA revelou que muitas pessoas desconhecem completamente o que estão consumindo. Na década de 1990, segundo o Washington Post, um estudo do Departamento de Agricultura dos EUA mostrou que um a cada cinco adultos não sabia que os hambúrgueres que consumia eram feitos de carne bovina.

No Brasil, não se pode dizer que a realidade é muito diferente, pelo menos no caso da carne processada, já que não é incomum encontrar pessoas que não sabem, por exemplo, que o presunto é proveniente do pernil, ou seja, da perna de um jovem porco. Por isso muita gente não associa o consumo de presunto com o consumo de carne – porque há uma desconexão da realidade baseada no desconhecimento. O fato também revela outra faceta preocupante que é a cega confiança na indústria alimentícia.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *