Exploração animal, consumo de carne e fome mundial

Em quilos, gasta-se seis vezes mais para alimentar bovinos, quando poderíamos financiar uma alternativa para destinar comida de origem vegetal para sanar a fome no mundo (Fotos: Koch Magazine/That’s Farming)

O mundo atualmente conta com mais de 1,5 bilhão de bovinos e 7,7 bilhões de pessoas. Os seres humanos consomem 9,5 bilhões de quilos de comida e 20 bilhões de litros de água por dia. Por outro lado, o gado é alimentado com 61 bilhões de quilos de comida e 170 bilhões de litros de água por dia, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Ou seja, temos animais criados simplesmente para serem mortos e transformados em carne para pessoas que têm condições de pagar por ela. Claro, muitos não têm, já que o mundo soma mais de um bilhão de pessoas passando fome diariamente. Isso é absurdo e surreal. Em quilos, gasta-se seis vezes mais para alimentar bovinos, quando poderíamos financiar uma alternativa para destinar comida de origem vegetal para sanar a fome do mundo.

Claro que muitos alegarão que ninguém tem obrigação de fazer nada em relação a isso, mas se há condições de fazer o bem, por que não fazer? Por que não investir na vida em vez de investir na morte? Que tipo de mensagem a humanidade transmite quando mata bilhões de animais por ano, e simplesmente para consumo?

Além do mal que causamos aos animais não humanos, ainda desconsideramos a fome mundial, porque é isso que a produção e o consumo de carne privilegiam, uma aberrante desigualdade, já que não se trata de algo justo nem aceitável. Acredito que quando comemos carne também estamos virando as costas para a miséria que assola o mundo e ajudando a perpetuar um sistema que incentiva mais a morte do que a vida.

 

 





Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

7 respostas

  1. Sem me querendo alongar muito, a maioria dos animais domésticos destinados à alimentação não existem actualmente na natureza e tão pouco subsistiriam em estado natural sem a ajuda do homem.
    Infelizmente estes animais foram desenvolvidos para serem comidos, dar leite, peles para nos vestirmos e graças ao seu sacrifico o homem passou de caçador re coletor para e nómada para sedentário. Isto permitiu o seu desenvolvimento e o tempo que sobrou de deixar de andar o dia todo a caçar pode ser utilizado a criar e inventar.
    Comer proteína animal permitiu-nos desenvolver mais e mais os nossos cérebros e tornar-nos mais inteligentes.
    Seria impensável manter todas as vacas, porcos e outros animais domesticos sem ser para nos alimentarmos dos mesmos.
    Crueldade? sim. É a natureza. Cruel e magnifica.
    Claro que sou apologista das vacas felizes.
    De condições mais dignas para todos os animais.
    De diminuição do consumo da carne pois não é natural.
    mas sermos vegan, vegetarianos ou outras nuances que a moda agora criou, não é natural.
    Seria o mesmo que tornar um leão um comedor de alfaces e húmus.
    Claro que a pesca deve ser mais sustentável.
    Claro que devemos tentar lutar para ter o desperdício zero alimentar.
    Mas mesmo nos países africanos pobres há tribos como os Masai que vivem e dependem do seu gado.
    É tudo uma questão de bom senso.

    1. Quando se faz comparações da estrutura biológica, deve se ir a fundo, qual o tamanho do intestino humano e com qual dieta ele está relacionado, a estrutura do maxilar e disposição e formação dentária, a absorção de enzimas e sua implicações, buscar justificativa para matar animais para comer só é fundamentada dentro de estruturas sociais construídas pelo consumismo, se não houvessem as geladeiras e outros métodos de refrigeração o consumos de carne seria muito baixo e a propagação da criação para o abate seria inviável assim com a destruição das florestas e sua estruturas.
      Se come carne assuma a responsabilidade dos atos, não procure camuflar a verdade para que a consciência fique menos pesada, ou justifique o desligamento com a realidade dos seres, a dor e o sofrimento baseado em consumo.

  2. É natural sim, sermos vegan! E temos explicações. Os nossos dentes não são feitos para comer carne, se comparado a um urso (que é onívoro, coisa que somos ensinados a ser) não tem nenhuma semelhança. E sobre a inteligência, isso não tem nada a ver, porque isso é relativo, de pessoa para pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *