Exportação de gado vivo pode ser banida no Reino Unido

“Todos os anos este país envia milhares de bezerros vivos para o abate no exterior, e alguns deles enfrentam terríveis jornadas até o Norte da África” (Foto: Compassion in World Farming)

De acordo com informações do tabloide britânico The Sun, com a saída do Reino Unido da União Europeia em janeiro de 2021, uma das primeiras medidas defendidas pelo primeiro-ministro Boris Johnson deve ser a proibição da exportação de gado vivo. Um anúncio sobre como isso será feito deve ser compartilhado com a população esta semana.

Segundo a publicação, em um artigo assinado em novembro de 2018 por Boris Johnson no The Sun, ele revelou ser favorável à proibição desse tipo de exportação.

“Todos os anos este país envia milhares de bezerros vivos para o abate no exterior, e alguns deles enfrentam pesadelos na jornada até o Norte da África.”

Escorregam nos próprios excrementos

Johnson disse que os animais submetidos a essas viagens ficam amontoados no escuro e apavorados. “Eles escorregam em seus próprios excrementos conforme a embarcação balança.”

E continuou: “Eles viajam por mais de 100 horas em condições de extremo desconforto e é sobre isso que os ativistas têm protestado por décadas. Os animais sabem que vão morrer – e vão morrer longe de casa.”

No Brasil

No Brasil, em 2018, o senador Rudson Leite (PV-RR) protocolou um projeto de lei que defende o fim da exportação de gado vivo, considerando bem-estar animal e impacto ambiental.

Desde então, a proposta, que já poderia ter sido aprovada se houvesse boa vontade no Congresso, amarga as consequências do lobby de quem lucra com esse mercado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Deveriam ser banidas do mundo inteiro estas sucursais navegantes do inferno, prova inconteste da crueldade humana. Indescritível o sofrimento destes pobres animais nascidos para comprovar que a vida não é bela porque humanos continuam os verdugos de sempre e eles serão por tempo indeterminado ainda, as vitimas suplicando pelo Deus que as criou, que as livre de tanta tortura e desamor porque não suportam mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *