Fermentados à base de vegetais terão bom crescimento no mercado de alternativas aos laticínios

Dos fermentados, há uma grande demanda principalmente por iogurtes à base de vegetais (Foto: Biodermann Bio Vegan)

Com o mercado de fermentados à base de vegetais em desenvolvimento, e a oferta desses produtos crescendo, há uma estimativa de que em 2026 o mercado atingirá um valor equivalente a R$ 2,2 bilhões em vendas, e mantendo uma taxa de crescimento anual composta de 5%, segundo relatório da empresa de análise de mercado BIS Research.

Hoje, dos fermentados à base de vegetais que surgem como alternativas aos alimentos de origem animal, o segmento que mais cresce é o de substitutos de laticínios. Ou seja, de produtos que são disponibilizados no mercado para quem busca uma opção livre de leite, mas que ofereça semelhanças envolvendo, por exemplo, sabor e textura.

Com base em números também divulgados esta semana pela ReportLinker, há uma grande demanda principalmente por iogurtes à base de vegetais, que é um dos segmentos que mais cresce no mercado global de fermentados de origem não animal.

“A tendência de consumo de iogurtes à base de vegetais tem acelerado nos últimos anos, conforme os consumidores adotam mais alimentos à base de vegetais em suas dietas”, informa a BIS Research.

O que tem estimulado também esse mercado é o número crescente de pessoas buscando fermentados à base de vegetais porque estão tendo problemas associados ao consumo de laticínios ou porque não os consideram saudáveis.

Demanda por produtos veganos 

“Conforme cresce o número de consumidores desses produtos, há uma tendência de que mais supermercados e hipermercados passem a oferecê-los”, destaca o relatório.

Hoje a Europa tem um dos mercados em mais rápida expansão envolvendo fermentados à base de vegetais, e pode garantir uma receita equivalente a R$ 681 milhões até 2026. O relatório associa esse crescimento com o aumento da demanda por produtos veganos.

Segundo o Banco de Dados de Novos Produtos Globais (GNPD) da Mintel, mais de 20% dos produtos lançados somente no Reino Unido em 2020 são veganos.

O Brasil é citado no relatório entre os países com bom potencial de desenvolvimento do mercado de fermentados à base de vegetais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *