Forest Green Rovers, um clube de jogadores vegetarianos

Desde junho de 2014, o Forest Green Rovers, de Gloucestershire, é apresentado como um clube formado por jogadores vegetarianos (Foto: Reprodução)

Na Inglaterra, um clube tem chamado a atenção. Desde junho de 2014, o Forest Green Rovers, de Gloucestershire, é apresentado como um clube formado por jogadores vegetarianos, que não consomem nenhum alimento de origem animal. Na realidade, ninguém que faz parte do clube consome.

E essa mudança aconteceu graças ao investidor da energia verde e fundador da Ecotricity, Dale Vince, que assumiu a presidência do clube em outubro de 2010 e levou para o time uma proposta de mudança baseada em seu estilo de vida vegano.

Antes da chegada de Vince, os jogadores da quinta liga estavam acostumados a comer lasanha com carne vermelha antes dos jogos, porém o novo presidente viu aquilo como um erro, levando em conta que a carne demora para ser digerida. “Me pareceu errado alimentar os jogadores com algo que iria dificultar o desempenho deles”, disse ao jornal britânico The Independent.

A princípio, o dirigente conseguiu convencer os jogadores a não consumirem carne vermelha. Em seguida, abdicaram dos outros tipos de carne. E por fim, dos laticínios. Em junho de 2014, o Forest Green Rovers passou a ser considerado na Inglaterra como um clube vegano.

Mas nem todo mundo aceitou a decisão com muita facilidade. O dirigente contou que algumas pessoas ficaram irritadas e não concordaram, porém, algum tempo depois, aqueles que mais criticaram a mudança se tornaram grandes defensores do vegetarianismo. “Sou vegano e tenho opiniões muito fortes sobre o meio ambiente, bem-estar animal e saúde humana”, explicou Vince ao The Independent.

Um dos alimentos oferecidos pelo clube aos jogadores, equipe técnica e torcedores é uma torta que recebeu o nome de Quorn, coberta com uma pasta vegana e servida com uma camada de purê de batata cercada por ervilhas e coberta com alho-poró grelhado e triturado ao molho. “É o prato mais incrível”, comentou Dale Vince.A verdade é que Vince tocou em um ponto delicado da cultura futebolística inglesa.

Hambúrgueres e cervejas há muito tempo fazem parte da realidade dos torcedores de futebol da Inglaterra. “Hambúrgueres são horríveis, feitos das partes de um animal. Substituímos por alimentos vegetais de alta qualidade”, argumentou em referência a hambúrgueres vegetarianos, wraps e falafels que agradaram até aos paladares mais conservadores.

Além dos jogadores terem aderido completamente à alimentação instituída no clube por Vince, até mesmo uma parcela dos torcedores se tornou vegetariana desde que o clube foi assumido pelo empresário vegano em 2010. “Eles disseram que isso mudou suas vidas”, garantiu Vince, que se surpreendeu com a sua própria conquista ao ponderar que o futebol é um dos esportes onde as pessoas estão mais presas às “tradições”.

Três horas antes de cada jogo, os jogadores do Forest Green Rovers têm recebido uma refeição simples e pesada de carboidratos, normalmente um prato de massa ou batatas com feijão cozido, segundo informações do The Independent. Sincero, Vince preferiu não atribuir à alimentação vegetariana a melhora no desempenho dos atletas.

Por outro lado, citou que os jogadores não sofreram nenhuma lesão na temporada, o que é incomum. Outro ponto alto celebrado pelo dirigente é que, ao contrário do que muita gente imaginava, o clube não foi comprometido por ter se tornado vegetariano. Os patrocinadores e torcedores não se afastaram.

Referências

Hosie, Rachel. Why I turned my football club vegan. The Independent (2 de fevereiro de 2017).

Forest Green Rovers Official Site

 





Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *