Fotógrafo livra-se de enxaqueca adotando dieta à base de vegetais

Foto: Anna Shepulova

Um fotógrafo de 60 anos dos EUA deu origem a um estudo publicado esta semana no periódico de saúde BMJ Case Reports. O motivo é que ele conseguiu livrar-se de seus frequentes problemas de enxaqueca, que duraram 12,5 anos, adotando uma dieta à base de vegetais rica em alimentos integrais e folhas verdes.

“Em dois meses, sua frequência de cefaleia diminuiu de 18 a 24 dias para um dia por mês. E após três meses o paciente não apresentou dores de cabeça”, informa a publicação.

“Esses resultados vão além da meta do tratamento da enxaqueca com medicamentos, que é reduzir a frequência do problema em 50% ao mês.”

A nova dieta permitiu que os níveis de beta-caroteno sérico mais do que triplicassem. “Embora a medicação desempenhe um papel central na prevenção e no tratamento da enxaqueca, há evidências crescentes de que a intervenção dietética também pode oferecer uma abordagem eficaz para o manejo da enxaqueca sem os efeitos adversos associados a alguns medicamentos. O consumo de determinados alimentos pode desencadear um ataque de enxaqueca, e estes devem ser eliminados.”

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Universidade Estadual de Nova York cita os laticínios entre os alimentos que podem favorecer esse tipo de problema.

Outro estudo e depoimento do paciente

“Outro estudo recente revelou que uma dieta à base de vegetais com baixo teor de gordura reduziu a dor provocada pela enxaqueca, a duração e a necessidade de medicação”, exemplificam em referência à pesquisa “Nutrition intervention for migraine: a randomized crossover trial”.

Os autores do estudo sobre o homem de 60 anos frisam que vegetais com folhas verdes escuras são fontes importantes de carotenoides, que são fitonutrientes que reduzem a inflamação sistêmica e o estresse oxidativo.

“Uma dieta à base de vegetais rica em folhas verdes escuras, portanto, pode fornecer um tratamento seguro e eficaz para a enxaqueca. Neste estudo, relatamos o caso de um paciente com 12 anos de enxaqueca e seis meses de enxaqueca crônica que obteve alívio total da enxaqueca por 7,5 anos, de junho de 2012 a janeiro de 2020 [período em que foi avaliado], após terapias farmacológicas convencionais, dietas de eliminação e técnicas de redução do estresse.”

No estudo, o fotógrafo que sofria com o problema, mas não tem o nome citado, explica que estava desesperado. “No entanto, um mês após começar uma dieta à base de vegetais rica em nutrientes, e que incluía principalmente muitos vegetais de folhas verdes escuras, frutas, feijão, aveia e um smoothie verde diário, consegui parar de tomar os dois medicamentos. Assim que interrompi o topiramato, minha energia aumentou e não tenho enxaqueca há sete anos”, relata.

E continua: “Não consigo nem lembrar da última vez que tive uma dor de cabeça. Não sou mais um prisioneiro do meu próprio corpo. Como bônus, minha asma melhorou dramaticamente desde que mudei minha dieta, então não tomo mais medicamentos para asma. Também consegui parar de tomar minha medicação para o colesterol.”

Clique aqui para ter acesso ao estudo completo.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *