Convidado do MasterChef diz que o futuro da comida está nos alimentos à base de vegetais

Gauthier não consome mais nada de origem animal e hoje se dedica ao desenvolvimento de pratos veganos (Foto: Divulgação)

O chef Alexis Gauthier, proprietário de um dos restaurantes mais requintados de Londres, o Gauthier Soho, de alta gastronomia francesa, participou ontem como convidado de um episódio do MasterChef UK, da BBC, desafiando os participantes a prepararem pratos veganos.

Durante o programa, que tem audiência média de quatro milhões de espectadores, Gauthier disse que o futuro da comida está nos alimentos à base de vegetais. Há seis anos, o chef servia mais de 20 quilos de foie gras por semana.

Porém, em 2015, ativistas dos direitos animais começaram a protestar contra o seu restaurante, que financiava a cruel realidade vivida pelos gansos, que são forçados a se alimentarem até seus fígados dilatarem.

A experiência fez Gauthier refletir pela primeira vez sobre o sofrimento dos animais, se perguntando se aquilo realmente estava certo e se era o que ele queria continuar fazendo.

Sem cogitar outra possibilidade, começou a abolir os alimentos de origem animal do menu do restaurante. Hoje, além de não oferecer mais o foie gras, o restaurante está próximo de se tornar totalmente livre de qualquer produto de origem animal.

O que mudou também na vida do chef é que ele não consome mais nada de origem animal e hoje se dedica ao desenvolvimento e preparação de pratos veganos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *